Imprimir

Imprimir Notícia

26/02/2020 às 14:17 | Atualizada: 26/02/2020 às 14:26

Com produtividade recorde, colheita da soja em MT é a mais avançada do País

Edyeverson Hilario

A colheita da soja 2019/2020 alcançou, na última semana, 73,1% da área total prevista para essa safra. Volume alcançado graças ao avanço de 14,9% nos trabalhos no campo nesse período. Valor muito acima da média nacional que este ano está atrasada. No entanto, mesmo com o avanço, Mato Grosso ainda está 7,1% atrás do total colhido no mesmo período do ano passado.

Em nível nacional a colheita está em 31% do total plantado. Volume 14% inferior ao colhido no mesmo período do ano passado, de acordo com a consultoria da AgRural. Mesmo com o atraso, a colheita está em linha com a média dos últimos cinco anos, aponta o relatório.

De acordo com a AgRural, outros estados começam a ganhar ritmo nos trabalhos, com destaque para Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, que tiveram um bom desempenho na última semana “a despeito das chuvas", informa.

Em Mato Grosso, “até o momento, a região mais avançada é a oeste, com 88,7%, seguida da médio-norte, com 87,9%. Já de forma oposta, a nordeste é a mais atrasada, com 47,5%, “o que já era esperado, visto que as condições climáticas dessa região geralmente levam o produtor a semear a cultura mais tardiamente, o que influencia na época de colheita”, justifica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Quanto a produtividade, o Imea destaca que os rendimentos dessa safra “continuam animando o mercado, dado que o registro das últimas semanas está sendo a maior para este período em toda a série histórica”.

Contudo, alerta que se as condições climáticas permanecerem normais, a perspectiva é que a produtividade vá diminuindo, pois grande parte das áreas mais férteis já foram colhidas no estado.
Com Estadão Conteúdo
 
 Imprimir