Imprimir

Imprimir Notícia

27/02/2020 às 08:56 | Atualizada: 27/02/2020 às 09:02

Morador de MT apresenta suspeita de coronavírus e SES diz que caso é monitorado

Camilla Zeni

Um morador do município de Alto Taquari (480 km de Cuiabá) deu entrada, na quarta-feira (26), em um hospital do município, com suspeita de coronavírus. Epidemia, o vírus foi identificado no fim de 2019, na China, e já se espalhou pelo mundo. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o homem teria retornado de uma viagem a Europa e procurou uma unidade médica, com sintomas semelhantes aos do vírus. 

Ao Leiagora, a SES descartou que o caso seja considerado suspeito, por ainda não se enquadrar nas definições do Ministério da Saúde. Contudo, segue monitorado.

Na noite de ontem, uma lista atualizada do Ministério da Saúde contabilizava 20 casos suspeitos em todo o Brasil, sendo que nenhum deles era em Mato Grosso. 

A SES também lembrou que, há algumas semanas, uma notificação da Prefeitura de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) também informava a possibilidade de um morador infectado pelo vírus. O caso, porém, foi descartado.

Em todo o mundo, mais de 80 mil pessoas foram infectadas e mais de 2,7 mil morreram em razão do vírus. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também registrou que o vírus parece estar perdendo força na China, e já se alastrou pela Europa. Na Itália, 12 pessoas morreram em decorrência da infecção. Mais de 320 foram identificadas com o vírus. 

Sintomas
Segundo a OMS, o vírus tem os sintomas semelhantes ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). São eles a tosse seca, a febre e o cansaço. Além disso, alguns pacientes relataram dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Prevenção
 
 Imprimir