Imprimir

Imprimir Notícia

08/03/2020 às 16:30

Esmagamento de soja em Mato Grosso bate recorde histórico

Edyeverson Hilario

Após a implementação da nova mistura do biodiesel (B11) no diesel brasileiro, em setembro de 2019, o esmagamento de soja em Mato Grosso cresceu e superou as máximas da série histórica no Estado. 

Em janeiro o montante esmagado foi 5,4% superior ao demonstrado no início de 2019, somando quase 800 mil toneladas de grãos. Além disso, as exportações de subprodutos da soja também vêm recuando nos últimos anos.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que os envios do farelo de soja reduziram 1,98%, em média ao ano, enquanto o óleo de soja recuou 8,4%, no mesmo espaço de tempo. Neste mesmo período o esmagamento no Estado cresceu 1,8%, ao ano.

Números que apontam o crescimento da demanda interna, causada pelo aumento do consumo do farelo de soja, usado para nutrição animal, principalmente na pecuária. Somado à crescente produção de biodiesel, que por sua vez exige uma maior quantidade de óleo de soja.

O Imea estima que “como as expectativas são de aumento na produção animal e de biodiesel em 2020, essa tendência deve continuar”.
 
 Imprimir