Imprimir

Imprimir Notícia

09/03/2020 às 18:18 | Atualizada: 09/03/2020 às 18:35

Governo da Itália suspende eventos esportivos até 3 de abril

Leiagora

Algumas horas depois do Comitê Olímpico Italiano (CONI, na sigla em italiano) decidir suspender todos os eventos esportivos no país até o dia 3 de abril, por conta do temor com o surto global do novo coronavírus, denominado Covid-19, o governo italiano acatou o que foi proposto na reunião na sede da entidade, em Roma, nesta segunda-feira, e assinou um decreto para validar a decisão.

A decisão vale também para partidas do Campeonato Italiano de futebol. A competição já teve rodadas adiadas por causa da doença e jogos sem público no último final de semana, como os duelos entre Juventus e Inter de Milão, em Turim, e Milan x Genoa, em Milão.

"Confirmando que em todas as ações e circunstâncias a proteção da saúde é a principal prioridade de todos, no final da reunião o CONI estabeleceu por unanimidade que: todas as atividades esportivas estão suspensas em todos os níveis até 3 de abril de 2020; para cumprir esse ponto, o governo é obrigado a emitir um decreto ministerial que pode exceder o atual vigente", informou a entidade em seu comunicado oficial.

O CONI não tem jurisdição sobre as competições internacionais. No entanto, caso o governo italiano publique um decreto suspendendo todas as atividades esportivas no país, até mesmo jogos da Liga dos Campeões da Europa e da Liga Europa poderão ser suspensos. No momento, três jogos das competições continentais - Juventus x Lyon, em Turim; Inter de Milão x Getafe, em Milão; e Roma x Sevilla, em Roma - estão confirmado, mas a situação pode mudar conforme o posicionamento do governo.

A Itália é o país europeu mais afetado pelo coronavírus. Os casos têm se multiplicado bastante - são 9.172 infectados e 463 mortes até esta segunda-feira -, especialmente no norte do país, afetando diretamente equipes de futebol como Atalanta, Inter de Milão e Milan.
 
Estadão Conteúdo
 
 Imprimir