Imprimir

Imprimir Notícia

10/03/2020 às 14:39

Professor da UNEMAT de Nova Xavantina participa de pesquisas no Japão

De Água Boa - GM

O professor Silvio Yoshiharu Ushiwata do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), do Campus Nova Xavantina (680 Km de Cuiabá), esteve no Japão entre os dias 09/11/2019 e 06/02/2020, participando de um programa da JASSO (Japan Student Service), órgão vinculado ao Ministério da Educação daquele país. O programa foi integralmente custeado pelo governo japonês e é destinado a estrangeiros que fizeram graduação ou pós-graduação naquele país e, atualmente, atuam na área de pesquisa e/ou ensino em seus países de origem.

O objetivo principal do Programa é o acompanhamento ou atualização dos andamentos da pesquisa no Japão. Para isso, diversas atividades foram realizadas durante este período. 

As atividades foram realizadas na Universidade de Chiba sob à supervisão do professor doutor Kazuyuki Inubushi. Lá, desenvolveu pesquisas na área da Microbiologia do Solo. Visitou ainda as Universidades de Tohoku e Yamagata, a Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, e o Centro de Experimentos Agrícolas da Província de Niigata.

Em todos estes centros de pesquisas o professor Silvio pôde acompanhar os estudos em andamento e, em contrapartida, divulgou o Estado do Mato Grosso, a UNEMAT e as atividades de pesquisa, extensão e ensino do Laboratório de Solos do Campus Nova Xavantina. O professor teve a oportunidade de participar também de um simpósio de Ciências do Solo. 

De acordo com o professor Silvio, a participação nesse programa foi extremamente positiva para a atualização de seus conhecimentos da área Agronômica, em especial, a área de Ciências do Solo. Além disso, a participação no programa possibilitou estreitar o relacionamento entre as universidades japonesas e a UNEMAT, abrindo perspectivas para colaborações futuras em pesquisa.
 
 Imprimir