Imprimir

Imprimir Notícia

18/03/2020 às 14:41 | Atualizada: 18/03/2020 às 14:41

Equipe de MT faz treinamento e Mato Grosso passa realizar exames de coronavírus

Camilla Zeni

O Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen) se prepara para começar a realizar, a partir desta quinta-feira (19), os exames de identificação do vírus Covid-19, conhecido por coronavírus.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, atualmente o Lacen testa 12 materiais de vírus já conhecidos, como o H1N1 - que se agravou na época da Copa do Mundo de 2014. O novo coronavírus (Covid-19), porém, não era um deles.

Com a falta de identificação local, o secretário explicou que os materiais coletados para teste acabavam indo para um dos três laboratórios credenciados para o exame, localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

No entanto, após o treinamento dos profissionais do Lacen, o Estado já passa a ser capaz de identificar o novo vírus, não sendo mais necessário encaminhar as amostras. Com isso, espera-se que o prazo de espera até o resultado do exame seja reduzido.

Na segunda-feira (16), quando Mato Grosso registrou o primeiro teste positivo para o vírus, em um homem de 48 anos que chegou da Itália, o Hospital Santa Rosa - localizado em Cuiabá -, onde o paciente esteve internado, divulgou que a contraprova do exame poderia levar até sete dias para ficar pronto.

Cabe ressaltar, no entanto, que o Estado não reconhece nenhum caso confirmado de coronavírus até o momento. Isso porque, conforme o secretário Gilberto Figueiredo, o protocolo utilizado para teste, pelo hospital particular de Cuiabá, não é reconhecido pela secretaria.

Figueiredo também observou que o teste do coronavírus é feito com amostragem de secreção da narina e da garganta, e não por exame de sangue.
 
 Imprimir