Imprimir

Imprimir Notícia

18/03/2020 às 18:16 | Atualizada: 18/03/2020 às 18:42

Governo recomenda suspender transporte intermunicipal, cancela visita nos presídios e avalia redução de expediente

Alline Marques

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou novas medidas para combater a proliferação do coronavírus em Mato Grosso nesta quarta-feira (18) e autorizou as concessionárias suspender o transporte coletivo intermunicipais e determinou que as empresas adotem todas as medidas de assepsia no interior dos veículos, além disso até sexta serão anunciadas como ficarão os trabalhos no serviço público. Outra mudança é que as visitas nos presídios estão suspensas por 15 dias.

É possível que o expediente seja reduzido ou até suspenso, além de adotar regime especial de trabalho para os funcionários que estejam no grupo de risco. Já os servidores com casos suspeitos ou confirmados deverão permanecer afastados do trabalho. Estão autorizados também os sistemas de escala, revezamento e teletrabalho na administração pública, mediante prévia autorização do Gabinete de Situação.

O atendimento ao público também deve ser reduzido e outros suspenso, mas ainda não ficou especificado quais seriam os serviços paralisados.

Há ainda recomendações que o setor privado suspenda eventos que concentrem mais de 50 pessoas em ambientes fechados e mais de 100 em ambientes abertos, a exemplo de atividades em feiras, academias, cinemas, clubes, missas, bares, restaurantes e boates. O decreto anterior previa orientação para eventos acima de 200 pessoas.

O decreto prevê também a suspensão de atividades como cultos, missas, e até de academias. O governador lembrou que a iniciativa privada tem colaborando com a administração e destacou que as igrejas, por exemplo, já estão adotando a transmissão online. As academias já vem adotando medidas para garantir segurança ou até mesmo suspender o expediente, como foi o caso da Smart Fit. 

Outra medida adotada pelo governo do estado é a suspensão de reuniões na administração pública estadual serão suspensas e substituídas por videoconferência. Inclusive no dia 27 de março cerca de 60 prefeitos viriam para Cuiabá participar de um lançamento de obras, mas Mendes anunciou que o evento será realizado por vídeo.

Na saúde pública, a pasta fará o credenciamento para contratação emergencial de profissionais da saúde. Em hospitais públicos e privados, fica restrito a um acompanhante por paciente internado, por tempo indeterminado. O agendamento de cirurgias eletivas em hospitais estaduais está suspenso também.

Além disso, o Gabinete de Situação terá o médico infectologista e intensivista Dr. Abdon Salam Khaled Karhawl, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para atuar como colaborador. As reuniões também passarão a ocorrer dia sim, dia não para avaliar novas medidas e as consequências.

Até o momento, Mato Grosso possui 25 casos suspeitos de coronavírus. Os dois casos confirmados pelos hospitais particulares, um em Cuiabá e outro em Rondonópolis, ainda não são reconhecidos pelo governo do Estado.
 
 Imprimir