Imprimir

Imprimir Notícia

19/03/2020 às 11:19 | Atualizada: 19/03/2020 às 11:22

Coronavírus: Hemocentro vai restringir acesso e agendar doadores; entenda

Leiagora

Atendendo ao decreto do governo do Estado, o MT Hemocentro também mudou o protocolo de atendimento para aqueles que fazem a doação de sangue em Cuiabá. A partir desta semana, a unidade passa a agendar as coletas internas.

A mudança faz parte das ações de prevenção ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Além disso, serve para preservar a saúde dos doadores e da equipe técnica do banco de sangue público, sem colocar em risco o estoque de bolsas de sangue para continuar abastecendo os hospitais e prontos-socorros públicos em todo o Estado.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, as campanhas com entidades e empresas públicas e privadas estão mantidas, porém, de forma mais ordenada para evitar aglomerações dentro da unidade de coleta de doação de sangue.

Nesse sentido, a diretoria e os parceiros estipularam o atendimento de grupos de até dez pessoas e de uma em uma hora. “Dessa forma, o fluxo de atendimento é mais rápido e evita a exposição dos próprios doadores”, destacou a diretora.

Algumas coletas externas estão sendo remanejadas para dentro da unidade e as coletas previstas para serem realizadas na Praça da República, nos dias 23, 26 e 30 de março estão canceladas.

Desde a quarta-feira (18) até hoje, a equipe do Hemobus realiza coleta de doação em frente da Secretaria de Estado de Saúde, das 8h às 16h, com o objetivo de atender doadores de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado.

O MT Hemocentro ainda orienta aqueles que estiverem com sintomas de gripe a evitarem a doação no momento. Com relação ao agendamento, Gian explica que qualquer doador de sangue pode agendar a coleta por AQUI ou pelo telefone (65) 3623 0044.

Já os doadores por aférese, o banco de sangue público informa que vem agendando a coleta diretamente com os doadores fidelizados ou aqueles que nunca haviam doado por aférese, para aumentar e suprir o estoque necessário.

"O de aférese é a gente que liga e agenda porque tem que preparar a equipe, tendo em vista que a doação demora até 1h30. Esta é uma doação diferenciada", esclarece.


Coronavírus
A última atualização do Ministério da Sáude apontou 428 casos confirmados e quatro mortes pela doença. Em Mato Grosso seriam 45 casos suspeitos e nenhum confirmado.
 
 Imprimir