Imprimir

Imprimir Notícia

21/03/2020 às 12:31 | Atualizada: 21/03/2020 às 12:33

MP vai notificar hospitais particulares para que eles avisem sobre suspeita de coronavírus

Camilla Zeni

O Ministério Público de Mato Grosso (MP) deve notificar os hospitais particulares em todo o estado recomendando que eles avisem sobre os casos suspeitos de coronavírus que chegarem às unidades. A intervenção é necessária porque, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), as redes privadas estariam comunicando primeiro a imprensa, sem lançar os casos no sistema.

Na noite de quinta-feira (19) Mato Grosso confirmou seu primeiro de contaminação pelo coronavírus. No entanto, três dias atrás, um hospital particular de Cuiabá já tinha informado sobre o teste positivo em um de seus pacientes. Trata-se de um homem de 48 anos, que chegou da Itália há poucos dias.

O mesmo hospital também já confirmou um segundo caso de infecção em Cuiabá, sendo que, no interior do Estado, em Rondonópolis (210 km da Capital), outra unidade médica também apontou a existência de um teste positivo para o vírus. Esses dois casos, porém, não foram confirmados pela SES.

Atualmente, 58 casos são considerados suspeitos pela Secretaria, que aguarda resultado dos exames realizados no Laboratório Central. E o número divulgado de casos (que era 59 antes da confirmação), embora tenha crescido 136% em 24 horas, deve ser ainda muito maior, segundo o chefe da Pasta, Gilberto Figueiredo.

Em coletiva de imprensa virtual, no fim da tarde de ontem, Figueiredo criticou a falta de notificação dos hospitais particulares do estado. Ele chegou a considerar que as unidades estariam querendo competir para ver quem anuncia mais casos.

“Infelizmente a rede privada não se sente na obrigação de fazer essas subnotificações oficiais. Por força disso, hoje nós tivemos uma reunião com o Ministério Público estadual, especialmente nas promotorias da área de saúde, e haverá uma iniciativa”, contou à imprensa.

Conforme Figueiredo, a notificação pede que as unidades sigam o mesmo protocolo que a Secretaria Estadual de Saúde tem adotado. O secretário destacou que a medida é importante para que o estado também consiga rastrear com quem esses casos suspeitos tiveram contato, para um eventual resultado positivo. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a notificação de casos suspeitos deve ser feita de forma imediata, em até 24 horas após o resultado, via Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Nacional (Cievs). 

O Ministério da Saúde também explicou que é considerado um caso de coronavírus quando o paciente apresenta febre e sintomas respiratórios depois de ter viajado, nos últimos 14 dias, para áreas com transmissão da doença ou ter tido contato com quem esteve lá. Além disso, também é considerado suspeito quem apresenta os sintomas e ainda teve contato com quem teve exame laboratorial confirmando o Covid-19.

O órgão também trabalha com casos prováveis, que são aqueles e que o teste realizado em laboratório apresenta resultado inconclusivo ou testa positivo em um ensaio de pan-coronavírus.
 
 Imprimir