Imprimir

Imprimir Notícia

20/03/2020 às 16:07

Prefeitura recomenda não tomar chimarrão para evitar transmissão de coronavírus

De Água Boa - GM

Entre as medidas e recomendações para prevenir a transmissão do novo coronavírus, uma chama a atenção por alterar uma tradição. No comunicado aos cidadãos, a prefeitura de Canarana (850 km de Cuiabá) recomendou que a população evite tomar chimarrão.

Bebida tipicamente sulista, o chimarrão é tomado em uma cuia e com um canudo conhecido como bomba de metal. O problema é que faz parte do costume dividir o chimarrão com a família e/ou amigos, o que provoca a troca de fluidos como saliva e pode transmitir o COVID-19.

"O momento não é de pânico, mas sim de prevenção e cuidado", diz trecho do comunicado, que pede "a todos ações simples de conscientização".

Na lista das medidas preventivas, além do chimarrão, é recomendado cuidado também para tomar tereré, uma "versão" gelada do chimarrão, além de evitar beijos e abraços e lavar bem as mãos. "São medidas simples que ajudam a minimizar a disseminação do vírus, assim como as influenzas que também começaremos a enfrentar", enfatiza o Executivo municipal.
 
 Imprimir