Imprimir

Imprimir Notícia

21/03/2020 às 14:11

Rondonópolis tem cinco dias para informar ao MPF sobre casos de coronavírus

Camilla Zeni

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou um procedimento administrativo para acompanhar os casos de coronavírus (Covid-19) em Rondonópolis (212 km de Cuiabá). Na portaria, o procurador da República Raul Batista Leite dá cinco dias para a prefeitura prestar as informações.

Atualmente, um hospital em Rondonópolis informou um caso de coronavírus confirmado no município. No entanto, a infecção não era reconhecida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) até essa sexta-feira.

Um dos problemas, segundo o secretário da Pasta, Gilberto Figueiredo, é a falta de notificação oficial dos casos por parte dos hospitais.

Diante da suspeita, o MPF decidiu acompanhar as medidas adotadas pelo poder público de Rondonópolis quanto a prevenção, contenção e o tratamento do novo coronavírus.

"Oficie-se à Secretaria Municipal de Saúde em Rondonópolis/MT, para que, em 5 (cinco) dias corridos, apresente informações sobre todos os casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19, bem como quais as condições estruturais para tratamento da doença no município (quantidade de leitos e sua localização, aparelhos respiratórios, insumos)", diz trecho do documento, publicado no Diário Oficial dessa sexta-feira (20).

O MPF também quer saber qual é o hospital público de referência para o caso no município e quais as necessidades atuais, urgentes e específicas de materiais/insumos hospitalares para a rede pública. Ainda, que outras medidas estão sendo adotadas pela prefeitura. 

De acordo o boletim informativo da SES, até quinta-feira Rondonópolis tinha, oficialmente, quatro casos suspeitos da doença. Além desses, uma outra suspeita já tinha sido descartada pela equipe médica.
 
 Imprimir