Imprimir

Imprimir Notícia

25/03/2020 às 09:30

Várzea Grande retoma vacinação de idosos contra a gripe nesta quarta-feira

Leiagora

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde comunica que recebeu mais um lote de doses de vacinas contra a Influenza H1N1, do Ministério da Saúde, e Governo do Estado, cerca de 5.500 doses.

Hoje (25) as 17 unidades de saúde  e as duas unidades escolares terão doses da vacina. Nesta primeira etapa da Campanha Nacional serão vacinados  os grupos prioritários idosos  de mais de 60 anos de idade e os profissionais de saúde. Esta primeira etapa, irá até o 15 de abril.

A Técnica Responsável pela Vigilância em Saúde de Várzea Grande , Relva Cristina Silva Moura ,disse que  a cidade já recebeu na primeira etapa 3.500 doses,que já foram aplicadas, e com este reforço de hoje  os postos estarão  abastecidos para  a  vacinação desta quarta-feira.
 
"Não precisa ter pressa, vai ter vacina para todo mundo.Com a Pandemia do Covid-19, e prudente manter o distanciamento em filas.Lembrando que a distribuição é controlada pelo Ministério da Saúde, e conforme forem chegando as doses a Saúde Pública de Várzea Grande , manterá este público alvo informado”.

A vacinação vai até o dia 22 de maio. A campanha foi antecipada para ajudar a diferenciar os casos de gripe pelo Influenza do novo coronavírus, para o qual ainda não existe vacina.

A campanha será divida em etapas e atenderá a grupos prioritários. A primeira, até 15 de abril, abrangerá as pessoas com mais de 60 anos de idade e os profissionais de saúde.

Com início em 16 de abril, a segunda etapa atenderá os grupos prioritários de professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

“A população sempre será comunicada sobre as novas datas, para poderem se vacinar. Infelizmente as doses são distribuídas em todo o País de forma fracionada, mas o Ministério da Saúde assegurou, que neste período de Campanha, todos os idosos serão vacinados. As entregas estão sendo feitas por lotes fracionados. Não é necessário tumulto, pânico, haverá a vacina para todos”, assegurou Relva Cristina .

“Os horários de vacinação continuarão os mesmos, das 7h:30m da manhã às 17h, sem intervalo para o almoço. O Novo Decreto Municipal, de medidas de enfrentamento ao coronavírus, estabelece horário  de funcionamento no âmbito da Administração Pública das 8h da manhã às 12, porém não se aplica aos serviços de saúde para a campanha de vacinação , que se dará nos dois horários. Isso é muito importante frisar”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde.

Os locais de vacinação em Várzea Grande acontecem em 17 unidades de saúde e:

·      Clínica de Atenção Dr. Moacir Dellanes – Jardim Glória;

·      Clínica de Atenção Miguel Baracat - 24 de Dezembro;

·      Clínica de Atenção Arminda Sato (Marajoara);

·      Clínica de Atenção Vitor Marques (Cristo Rei);

·      Clínica de Atenção Dr. Lucilo Freitas (Parque do Lago);

·      ESF Manoel Bernado de Barros (Unipark);

·      ESF Maria Galdina da Silva (Vila Arthur);

·      ESF Margarida Pereira Tavares (Manaira);

·      ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);

·      ESF Binoca Maria da Costa (Manga);

·      ESF Lurico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);

·      ESF Celestina Gomes Coelho (Água Vermelha);

·      CS – Laurentino Paulo Serqueira (Água Limpa);

·      CS – Jardim Imperial;

·      CS – Cohab Cristo Rei;

·      CS – Nossa Senhora da Guia;

·      CS Celina Batista Dantas (Ouro Verde);

Duas unidades escolares:

·      CMEI Albella Curvo de Moraes (Bairro Mapim);

·      EMEB – Maria Pedrosa de Miranda (Jardim Petrópolis).
 
 Imprimir