Imprimir

Imprimir Notícia

25/03/2020 às 17:41 | Atualizada: 25/03/2020 às 17:47

MT tem nove casos confirmados e 326 suspeitos

Alline Marques

Os casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso chegaram a 326 e nove estão confirmados, dois a mais que ontem (24). A informação consta da nota informativa 19 divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (24).

Os novos casos confirmados são na cidade de Várzea Grande, uma mulher de 26 anos, e em Cuiabá um homem de 36 anos. Os dois casos foram notificados no dia 20 de março à Secretaria de Saúde. Do total de exames realizados, outros 50 foram descartados até o momento. Mato Grosso não registrou nenhum óbito.

Entre a última nota divulgada, o número de casos suspeitos saltou de 269 para 326, ou seja, 57 a mais. O boletim serve também para dar embasamento às medidas adotadas pelo Estado e demais município com relação ao isolamento e contenção do vírus.

Esperava-se que com a realização dos exames no estado e outros laboratórios privados realizando o teste os resultados aumentasse significativa os casos confirmados, mas até o momento, a média é baixa, comparada com outros estados da região Centro-Oeste.

Já o aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impactou no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país.

Dentre os municípios com maior número de casos suspeitos estão Cuiabá (47), seis confirmados, Várzea Grande (31), dois confirmados, Sinop (29), Rondonópolis (28) e Tangará da Serra (17). Para conferir a relação completa acesse aqui a nota informativa.

Cuidados

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
 
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
 
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
 
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
 
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
 
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
 
 
 Imprimir