Imprimir

Imprimir Notícia

26/03/2020 às 10:22

Policiais levam orientações, auxílio e acalmam idosos diante da pandemia

Leiagora

Policiais Militares de Tangará da Serra estão realizando visitas de orientação à idosos que insistem em não ficar em casa diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O intuito da ação é acalmar, ajudar e conscientizar a população idosa a seguir à risca as orientações da quarentena, já que as pessoas acima de 60 anos fazem parte do grupo de risco da doença.

Por dia, os policiais realizam mais de 30 orientações ao público da melhor idade, com uso dos equipamentos de proteção como luvas, máscaras, álcool em gel e conversando. Seguindo a distância recomendada de 1, 5 m, as equipes falam da importância de fazer a higienização das mãos com água e sabão, passar álcool em gel e evitar o contato físico como cumprimentos, beijos e abraços.

Durante o patrulhamento de rotina, as equipes da PM ficam atentas à residência onde moram idosos, pois alguns deles, solitários, não tem alguém para ajudá-los neste momento em que não é recomendável sair de casa.  A subtenente da PM Miriam Ferraz Berbel que participa da ação solidária explica que a iniciativa exige preparo e sensibilidade para orientar os idosos. Ela conta que as pessoas precisam ter cautela ao conversar e explicar a atual situação de pandemia para eles.

“Os idosos são muito sensíveis e é preciso carinho para alertá-los sobre os perigos do COVID-19. Algumas dessas pessoas são solitárias, em algumas visitas percebemos que eles precisam de medicamento, mas não tinham ninguém para ir à farmácia, ao supermercado para eles, então, durante as rondas ficamos atentos a isso também, dando uma espiadinha para ver se eles estão bem e se precisam de algum remédio, alimento, atendimento médico, nós damos esse auxilio neste momento difícil ”, explica a policial.

Os policiais contam que ficam atentos ao cumprimento das medidas de emergência de saúde de pública que orienta todas as pessoas a ficarem em casa e caso encontrem idosos andando nas ruas, de forma adequada e sensível, as equipes orientam essas pessoas sobre a importância destas medidas preventivas. 


A subtenente Miriam Berbel explica ainda que alguns idosos não aceitam orientações de familiares e até mesmo de agentes de saúde para ficarem em casa. Nesses casos, parentes buscam auxílio dos policiais militares que vêm realizando esse trabalho e, com calma, paciência e vendo uma autoridade policial falando, eles passam a entender a medida para os proteger da contaminação do novo coronavirus.

Para os policiais que fazem o trabalho voluntário, a sensação de fazer a segurança da população e ajudar essas famílias neste momento de pandemia, é de tentar amenizar o sofrimento e o medo que a situação causa, principalmente no grupo de pessoas vulneráveis a doença.

“Essa iniciativa é um espelho do nosso Comando Regional que reflete preocupação com a população. Ajudar uns aos outros aqui em Tangará da Serra, diante dessa pandemia contagiou toda a nossa tropa. Além de promovermos a justiça aos injustiçados, dar atenção e levar cuidados para salvar a vida dessas pessoas delicadas que tanto fizeram pela gente. A sensação é de dever cumprido. São oportunidades de salvar a vidas. É gratificante conseguir promover e ter essas oportunidades de ajudar o próximo. Juntos nós vamos vencer essa pandemia”, conta emocionada a subtenente da PM.

 
Da assessoria
 
 Imprimir