Imprimir

Imprimir Notícia

26/03/2020 às 18:04

Números de casos confirmados de coronavírus chega a 11 em MT

Alline Marques

O número de casos confirmados subiu para 11 em Mato Grosso e já são 385 casos suspeitos. A informação consta da nota informativa 20 divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (25).

Os casos novos confirmados são todos de Cuiabá e se tratam de um homem de 47 anos e uma mulher de 37. Com isso, a capital mato-grossense já chega a oito casos. Várzea Grande seguem com dois casos e Nova Monte Verde um.  Do total de exames realizados, outros 59 foram descartados. Até até o momento, Mato Grosso não registrou nenhum óbito.

Num comparativo entre a última nota divulgada, os casos suspeitos saltaram de 326 para 385 e os confirmados subiram de 9 para 11. Apesar do crescimento no número de casos e das projeções apontarem para o pico da Covid-19 em abril, o governador Mauro Mendes (DEM) decretou hoje a flexibilização das medidas de prevenção embasado numa preocupação com a questão econômica. Ele alegou ainda que todas as empresas terão que se atentar as medidas de higienização e de distância entre as pessoas. A ação estaria respaldada também nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e com a nota técnica expedida pela Sociedade Brasileira de Infectologistas (SBI). 

Dentre os municípios com maior número de casos suspeitos estão Cuiabá (48), seis confirmados, Sinop (33), Rondonópolis (32), Várzea Grande (27), dois confirmados, e Campo Verde (27). Para conferir a relação completa acesse aqui a nota informativa.

Cuidados

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:


- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
 
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
 
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
 
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
 
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
 
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
 
 
 Imprimir