Imprimir

Imprimir Notícia

31/03/2020 às 08:30

Vereadores aproveitam janela para tentar garantir a reeleição

Kamila Arruda

Próximo da data de fechamento da chamada janela partidária, mais dois vereadores por Cuiabá resolveram trocar de partido visando a eleição de outubro deste ano. Trata-se de Toninho de Souza (PSD) e Clebinho Borges (DC).

Toninho optou por construir o seu projeto de reeleição juntamente com o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Isto porque, o Partido Social Democrático tem a intenção de lançar candidato a prefeito da Capital, e o parlamentar quer apoiar a reeleição do emedebista.

Ele se desfiliou da legenda no último dia 26 e deve se filiar ao MDB nos próximos dias, uma vez que a janela partidária fica aberta até o dia 03. Ao trocarem de partido, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas. 

Enquanto Toninho sai, o vereador Clebinho Borges entra. O parlamentar irá deixar o DC para se filiar ao PSD a convite do presidente regional da sigla, o ex-vice-governador Carlos Fávaro.

Com a abertura da janela partidária, o Progressistas passou a ter quatro vereadores. Trata-se de Marcrean Santos, Luis Claudio, Orivaldo da Farmácia, Vinicyus Hugueney. Marcrean foi o último a ingressar na legenda. Ele se desfiliou do PTRB e passou a integrar os quadros do Progressistas no último dia 18. 

Por outro lado, o PP perdeu o vereador Diego Guimarães que vai para o Cidadania, seguindo o colega Felipe Wellaton, que deixou o PV e está responsável por forma a chapa de parlamentares da nova sigla e ainda tem o aval da Executiva estadual para ser candidato a prefeito.

Além dele, Felipe Wellaton sai do PV e também segue para o Cidadania e já tem o aval do partido para disputar a prefeitura de Cuiabá. Já Dilemário Alencar deixar o Pros pelo PSC a convite do vereador cassado Abílio Brunini que assumiu o comando da sigla na capitla. 

Outros dois oposicionistas que devem trocar de partido são Wilson Kero Kero e Marcelo Bussiki. O primeiro irá deixar o PSL para se filiar ao Podemos, enquanto Bussiki trocará o PSB pelo DEM.

O ainda socialista ingressará no Democratas a fim de seguir os passos do governador Mauro Mendes (DEM). O mesmo deverá fazer o vereador Gilberto Figueiredo, que atualmente responde pela Secretaria de Saúde do Estado.

Dos nove vereadores que irão mudar de partido para o pleito de outubro deste ano, entretanto, apenas dois já efetuaram a troca. Além de Marcrean, o vereador Adevair Cabral já deixou o ninho tucano e se filiou ao PTB. O ex-tucano já havia anunciado a troca ainda no ano passado. A filiação ocorreu no dia 14, durante um ato realizado no Executiva Municipal do PTB, quando ainda não havia as probições de aglomerações.
 
 Imprimir