Imprimir

Imprimir Notícia

28/03/2020 às 11:29

Sinop aumenta em 157% casos suspeitos de coronavírus, ultrapassa Cuiabá e chega a 85

Leiagora

A cidade de Sinop saltou de 33 casos suspeitos de coronavírus para 85. Um aumento de 157% nas últimas 24 horas. Os dados são da nota informativa 21 liberada pela Secretaria de Estado de Saúde nessa sexta-feira. O que chama atenção é que já ultrapassou a capital mato-grossense que conta com 45 casos suspeitos, três a menos do que o dia anterior, e tem oito casos confirmados.

Outro município que teve alta no número de casos suspeitos foi Campo Verde que saltou de 27 para 32, Colíder que subiu de apenas um caso para 23, Rondonópolis que saiu de 32 para 42, Sorriso que tinha 10 e chegou a 32, Tangará que subiu de 21 para 25 e Várzea Grande que aumentou um caso suspeito somando 28.

O município polo do Nortão é um dos que houve flexibilização nas medidas de contenção à proliferação da Covid-19 após comerciantes pressionarem a prefeitura e usar até carro de som chamando a população e instigando os empresários abrirem as portas.  

A pressão se tornou maior desde quarta-feira, quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez pronunciamento minimizando a doença, classificando apenas como gripezinha, e dizendo que a economia não pode parar. Além disso, no dia seguinte, na quinta, o governador Mauro Mendes (DEM) também adotou o discurso de priorizar a economia e relativizou as medidas.

Já Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) optou por manter a quarentena até dia 5 de abril. Para ele, a vida não tem preço e a economia é possível recuperar, apesar também da pressão que vem sendo feita pelos comerciantes, que inclusive realizaram uma carreta na noite dessa sexta-feira pedindo a reabertura dos estabelecimentos.
 
 Imprimir