Imprimir

Imprimir Notícia

29/03/2020 às 10:43

Prefeitura proíbe velório de mortos por coronavírus em Cuiabá

Leiagora

Em portaria assinada na sexta-feira (27), o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, determinou a proibição da realização de velórios em casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. A portaria Nº 017/2020/SMS, regulamenta ainda como devem ser os procedimentos nas unidades de saúde, hospitais públicos e privados durante os cuidados com os restos mortais, dos óbitos suspeitos ou confirmados.

A prefeitura justifica que a atual situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.

A portaria descreve como deve ser realizado o trabalho dos profissionais que tiverem contato com os restos mortais. De forma detalhada, explica desde o uso do todos os Equipamentos de Uso Individual (EPIs), preparo do corpo, até o descarte correto dos materiais após a finalização dos procedimentos e medidas de desinfecção.

Em relação aos velórios, a Portaria proíbe a realização no caso de suspeitos ou confirmados de coronavírus. Para estes casos, o corpo deverá ser manuseado no local do óbito e autorizado seu transporte apenas direto ao cemitério ou crematório. Recomenda-se ainda que seja realizada a cremação dos restos mortais.

Em caso de sepultamentos para suspeitos ou confirmados de Covid-19, a urna deverá ser lacrada e a despedida deverá ser feita no cemitério em ambiente aberto e ventilado, podendo ser na presença de no máximo dez pessoas, evitando aglomerações, sem contato com a urna mortuária. Além disso, não é recomendado que pessoas integrantes do grupo de risco compareçam à cerimônia de sepultamento.


“Não foi fácil assinar uma portaria que trata de assuntos tão difíceis, mas infelizmente foi necessário para preservarmos tanto os profissionais que trabalham nesta área e os familiares das vítimas também. Estamos certos de que logo conseguiremos passar essa fase tão difícil, mas por enquanto precisamos nos cercar de todos os cuidados possíveis para evitarmos a propagação desse vírus”, disse o secretário de saúde.

 
Com assessoria
 
 Imprimir