Imprimir

Imprimir Notícia

01/04/2020 às 14:10

Prefeitura deve prorrogar quarentena; novo decreto deve sair na sexta

Kamila Arruda

A Prefeitura de Cuiabá deverá prorrogar o período de quarentena a fim de evitar a proliferação do novo coronavírus na Capital. Apesar de o governo já ter prorrogado a quarentena nas escolas e editado outros decretos voltando a ser mais restritivo com as medidas de contenção, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) só deve se manifestar na sexta-feira (03). 

O decreto do prefeito previa o isolamento social até domingo (5). No entanto, diante do aumento no número de casos confirmados e em suspeitas no município, a tendência é que o emedebista prorrogue a quarentena por, pelo menos, mais 10 dias. Só que alguns órgãos como o Tribunal de Justiça já prorrogaram até dia 30 de abril. As aulas na reda pública também só devem ser retomadas em maio. 

“O isolamento social é o melhor caminho para conter o avanço do contágio e ganhar tempo para preparar nosso sistema de saúde. Agradeço o empenho de todos nessa luta, com um registro muito especial aos nosso bravos profissionais da saúde. Essa guerra só venceremos juntos. Por isso, reforço o nosso apelo: por favor, fique em casa!”, pontuou Emanuel.

Com relação ao fechamento do comércio na Capital, Pinheiro afirma que entende a preocupação dos empresários, mas frisa que tem se baseado apenas em questões técnicas com o objetivo de preservar a vida do cidadão. 

“Entendo a angústia causada pelo fechamento do comércio e de outras atividades econômicas. Mas, essa foi uma decisão técnica, adotada no mundo inteiro. A economia a gente retoma, mas uma vida perdida não se recupera. Com os mesmo critérios que temos seguido, chegará um momento onde, gradativamente, vamos flexibilizar as medidas restritivas, até voltarmos a normalidade”, finalizou.
 
 Imprimir