Imprimir

Imprimir Notícia

01/04/2020 às 18:50 | Atualizada: 01/04/2020 às 22:17

MT tem três novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas e somam 28

Alline Marques

Três novos casos de coronavírus foram confirmados nas últimas 24 horas pela Secretaria de Estado de Saúde e somam um total de 28 em Mato Grosso. Destes 10 estão hospitalizados, sendo sete na Unidade de Terapia Intensiva e três em observação em enfermarias. Além disso, nove pacientes já foram recuperados. Os dados foram informados no início da noite desta quarta-feira (1º) na nota informativa nº 24.

Dos 25 casos confirmados, 19 são em Cuiabá, cinco em Rondonópolis, dois em Várzea Grande, um em Tangará da Serra e um em Nova Monte Verde. Devido as mudanças nos protocolos de notificação, somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são incluídos no boletim. Sendo assim, existem 291 casos notificados de SRAG, destes 49 estão internados sendo 23 em UTI e 26 em enfermarias.

No período de 20 de março a 01 de abril, o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) analisou 384 amostras para SARS-CoV-2, destes, 376 testes apresentaram resultado negativo através da metodologia de RTPCR, o que representa 2% para positivos.

A secretaria informou ainda que todos os hospitalizados de SRAG estão sendo monitorados diariamente em cada unidade hospitalar do Estado, com a finalidade de identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19.

De acordo com as novas diretrizes do Ministério da Saúde, desde essa segunda-feira (30) o boletim não traz mais os casos suspeitos com sintomas gripais. Agora somente são notificados os classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a qual inclui a COVID-19 bem como outros tipos de Influenza, como H1N1.
 
Medidas Preventivas

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por COVID-19. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus.
- Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
- Evite aglomerações
- Mantenha os ambientes bem ventilados
- Não compartilhe objetos pessoais

O governo do estado criou também uma central de atendimento Covid-19. Tire suas dúvidas pelo 0800 647 1223, todos os dias das 7h às 19h.
 
 Imprimir