Imprimir

Imprimir Notícia

02/04/2020 às 07:28 | Atualizada: 02/04/2020 às 11:48

Ação desarticula organização criminosa especializada em roubo de defensivos agrícolas

Luzia Araújo

(Atualizada, às 11h48) - Policiais da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) prenderam nessa quarta-feira (01), nove pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada no roubo de defensivos agrícolas na região Médio-Norte do Estado. As prisões foram realizadas nos municípios de Vera (460 km ao norte de Cuiabá) e em Sorriso. Três veículos foram aprendidos, sendo um deles carregado com caixas e galões de defensivos.

A quadrilha é suspeita de ter roubado defensivos agrícolas de uma propriedade rural   município de Itanhangá (475 km distante de Cuiabá), no dia 29 de março. De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, as vítimas informaram que pelo menos 12 a 15 homens, chegaram por volta das 19h30 na fazenda, em um caminhão baú, uma Hilux e uma moto e anunciaram o roubo. Os criminosos estavam encapuzados e fortemente armados. Eles renderam e prenderam o gerente e os funcionários em um quarto da residência da fazenda e depois foram carregar o caminhão com os defensivos agrícolas.

Nessa quarta-feira (01), os policiais do GCCO estavam em diligências na região de Sinop e Sorriso para prender os suspeitos quando identificaram uma chácara, onde estavam escondidos os defensivos agrícolas roubados. Os policiais também identificaram que um caminhão baú branco, que se deslocava para a chácara, provavelmente, para retirar o produto do local. O veículo era escoltado por outros 2 carros. 

Com apoio do Ciopaer e da Polícia Militar, os policiais conseguiram abordar o caminhão baú e um veículo pick up na cidade de Vera. O motorista do caminhão informou aos policiais que a carga do caminhão seria entregue a outra pessoa no posto de combustível. Em buscas na chácara, os policiais localizaram duas armas de fogo, uma delas com a numeração raspada.


Durante a noite, policiais militares de Sorriso fizeram a abordagem a uma caminhonete modelo Ranger, cor prata, onde estavam três pessoas. No veículo foram encontradas  armas de fogo de grosso calibre, além de camisetas com o brasão da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul, que eram utilizadas para ludibriar as vítimas nas abordagens.

Uma das pessoas detidas é mulher de um dos integrantes da organização criminosa preso também nesta quarta-feira, em Vera.  

Todas as pessoas presas foram encaminhadas à delegacia da Polícia Civil em Sorriso e ouvidas pelo delegado responsável. Os nove presos foram autuados por integrar organização criminosa, receptação e posse e porte ilegal de arma de fogo. 


A ação faz parte da 2° fase da Operação Fim da Linha, deflagrada em novembro 2019.

 
 
 Imprimir