Imprimir

Imprimir Notícia

02/04/2020 às 17:03

Sinop tem 3 casos confirmados de coronavírus e adjunto está em estado grave

Alline Marques

Três casos de coronavírus foram confirmados em Sinop e tratam-se de pessoas ligadas à área da saúde. Um deles está internado em estado grave, entubado, na Unidade de Terapia Intensiva, mas está estável. Trata-se do secretário adjunto de Saúde, Wirciley Fonseca, 45 anos. Além dele, o titular da pasta, o médico Kristian Barros, e uma enfermeira que ocupava o cargo de direção na pasta.

Todos tiveram contato com Wirciley. Além dos dois casos confirmados, outros servidores e familiares estão em isolamento domiciliar. A situação foi confirmada pela prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PL), em uma live feita no início da tarde de hoje.

Ela informou também que até meio dia desta quinta-feira outros 22 casos são investigados. Vale ressaltar que houve uma alteração no protocolo do Ministério da Saúde para considerar e testar casos de coronavírus, somente pacientes com Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) passam a ser notificados como suspeitos.

Dentre os 22 casos suspeitos, está uma idosa com mais de 70 que segue internada na UTI e está estabilizada. Apesar de aguardar o resultado desde domingo, ainda não houve retorno do exame encaminhado para o Laboratório Central (Lacen).

A prefeita ainda aproveitou a live para garantir que todas as informações têm sido repassadas de forma transparente tanto para imprensa quanto para a população de maneira oficial. Ela disse ainda que deve editar um novo decreto nesta sexta-feira e ressaltou que o momento é de seriedade e de cuidado.

“Nenhum momento omitimos casos, sempre de forma transparente e oficial estamos passando todas as informações”.

De acordo com dados do Ministério da Saúde desta quinta-feira (2), Mato Grosso chegou a 36 casos confirmados, mas segue entre os cinco estados sem registro de óbito.
 
 Imprimir