Imprimir

Imprimir Notícia

06/04/2020 às 18:00 | Atualizada: 06/04/2020 às 18:09

Deputados aprovam PEC que altera eleição da Mesa Diretora da Assembleia

Camilla Zeni

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera a data de eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa.

A votação ocorreu na sessão vespertina
desta segunda-feira (6), e registrou 23 votos favoráveis e uma abstenção do deputado Ulysses Moraes (PSL). 

A proposta, chamada de "PEC da Janaina", foi a primeira a ser apresentada em 2020, assinada por "lideranças partidárias". Ela prevê a antecipação da eleição, que ocorreria na primeira semana de setembro, em razão da ausência da deputada estadual Janaina Riva (MDB).

Grávida, Janaina deve dar à luz no fim de agosto e, por isso, não participaria da eleição. Durante a votação, o deputado Wilson Santos (PSDB), que foi favorável, fez críticas a "exceção" aberta à deputada, e disse esperar que essa tenha sido a última vez que isso ocorre. Ele também pediu que o projeto fique bem "amarrado", deixando claro que a mudança se refere apenas ao próximo biênio de gestão.

"Vamos encaminhar o voto favorável em relação a PEC, esperando que seja a última excepcionalidade que a Casa abra em relação a isso", disse o tucano.

Antes da votação, Janaina agradeceu aos colegas parlamentares, dizendo que esse é um momento complicado para diversas pessoas, em especial as grávidas, que temem dar à luz nesse momento de pandemia. "Por isso quero agradecer vocês por me deixar participar desse momento de eleição da Mesa", disse.

Com a mudança, a expectativa é de que a votação ocorra até o final de julho. Uma convocação para a eleição deve ser publicada com 30 dias de antecedência.
 
 Imprimir