Imprimir

Imprimir Notícia

07/04/2020 às 18:29

Mato Grosso tem 78 casos confirmados de coronavírus e 16 pacientes estão internados

Alline Marques

Mato Grosso já soma 78 casos confirmados de coronavírus com 16 pacientes internados, nove deles em Unidades de Terapia Intensiva. E já são 11 pacientes recuperados. O estado tem ainda 415 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Até o momento, estado segue com apenas uma morte confirmada e ocorreu no município de Lucas do Rio Verde. Os dados são do boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgados nesta terça-feira (7).

Dos 78 casos confirmados,  43 são em Cuiabá, seis em Rondonópolis, cinco em Várzea Grande, quatro em Tangará da Serra e Sinop, dois em São José dos Quatro Marcos e Cáceres. Já os municípios de União do Sul, Primavera do Leste, Nova Mutum, Nova Monte Verde, Lucas do Rio Verde, Canarana, Campo Novo do Parecis,  Aripuanã e Alta Floresta possuem apenas um caso cada. 

Além de outros dois casos confirmados de Covid-19 em pacientes que estão em cidades de Mato Grosso, mas residem em outros estados do país. Um caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis; o paciente mora em Sonora, Mato Grosso do Sul. O outro caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães; o paciente reside em São Paulo, capital.

Dos 78 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 50 estão em isolamento domiciliar (sendo 11 casos recuperados) e 16 estão hospitalizados. O boletim informa ainda que 10 pacientes estão em hospitais privados, já outros cinco em público e um em uma unidade filatrópica. 

A média de idade dos pacientes é de 44 anos, a maior parte inclusive está entre 36 e 55 anos. Além disso, 60% dos pacientes são do sexo feminino e 40% do masculino. A curva de casos de SRAG hospitalizados em Mato Grosso teve um crescimento elevado nas últimas três semanas. No entanto, nem todos foram confirmados como a Covid-19. 

O boletim traz ainda informações de municípios que já caracterizam a transmissão comunitária, ou seja, que não se pode determinar a origem do contágio. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis. Já nas cidades de Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e São José dos Quatro Marcos são classificadas como transmissão local.

A secretaria informou ainda que todos os hospitalizados de SRAG estão sendo monitorados diariamente em cada unidade hospitalar do Estado, com a finalidade de identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19.

Com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, a SES MT passa a emitir boletim de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a qual inclui a COVID-19 bem como outros tipos de Influenza. Para identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19 e os casos hospitalizados de SRAG são monitorados de forma diária em cada unidade hospitalar do Estado.

Foram realizados 968 exames pelo Lacen, sendo que 688 deram negativos, o que representa 71% dos testes. Existem ainda 187 exames em análise. Há ainda laboratórios privados credenciados para realização dos testes. 

Cenário nacional

Nesta segunda-feira, o Governo Federal confirmou 12.056 casos de Covid-19 no Brasil e 553 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, no domingo, o país contabilizava 486  mortes e 11.130 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%

- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

- Evite aglomerações

- Mantenha os ambientes bem ventilados

- Não compartilhe objetos pessoais

O governo do estado criou também uma central de atendimento Covid-19. Tire suas dúvidas pelo 0800 647 1223, todos os dias das 7h às 19h.
 
 Imprimir