Imprimir

Imprimir Notícia

09/04/2020 às 09:21 | Atualizada: 09/04/2020 às 09:23

Vereadores cobram posicionamento do prefeito sobre prorrogação do IPTU

Kamila Arruda

Os vereadores por Cuiabá estão cobrando durante uma posição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) quanto ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em ofício encaminhado ao Executivo Municipal na semana passada, os parlamentares solicitaram a prorrogação de, ao menos, 90 dias no vencimento e cobrança do imposto.

A medida é reflexo do decreto de calamidade assinado pelo chefe do Executivo Municipal em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Até o momento, entretanto, o prefeito não tomou nenhuma medida neste sentido. Durante a sessão remota nessa terça-feira (07), os parlamentares solicitarem que o líder do governo, vereador Luis Claudio (PP), interfira junto ao Executivo para garantir a prorrogação.

Após receber a notificação do Parlamento Municipal quanto ao tema, a prefeitura chegou a dizer que estava analisando a possibilidade de atualizar as medidas que versam sobre o pagamento do IPTU frente à pandemia.

Por enquanto, o calendário de pagamento segue sem alterações. Conforme o Portal Transparência do município, a primeira parcela do imposto tem vencimento no próximo dia 13.

Em Várzea Grande, contudo, a realidade é diferente. Por determinação da prefeita Lucimar Campos (DEM), o IPTU 2020, que venceu no último dia 13 de março com descontos de 15%, foi prorrogado até 17 de abril e manteve o desconto como forma de estimular o contribuinte, além de autorizar a destinação total do valor arrecadado para a área de saúde.
 
 Imprimir