Imprimir

Imprimir Notícia

09/04/2020 às 08:40 | Atualizada: 09/04/2020 às 09:00

Família de idoso que morreu por Covid-19 em Cáceres nega quebra de isolamento

Camilla Zeni

A família de um idoso de 82 anos, que morreu na noite dessa quarta-feira (8) no município de Cáceres (225 km de Cuiabá), confirmou que ele foi diagnosticado com Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Em nota, ela também negou que ele tenha quebrado a determinação de isolamento social.

A morte do idoso causou grande repercussão na cidade, diante de algumas notícias de que ele poderia ter descumprido as normas e contribuído para a proliferação do vírus. Diante do caso, uma advogada da família emitiu uma nota na noite de ontem.

Segundo Juliana Pavini, a advogada, o idoso e a esposa desembarcaram em Cuiabá na madrugada do dia 23 de março, depois de retornarem de Taboão da Serra (SP), onde faziam um tratamento de saúde.

Em solo mato-grossense, o casal foi diretamente para Cáceres, com auxílio de um motorista por aplicativo. A advogada afirma que, desde esse momento, o idoso permaneceu em casa, em isolamento, já que chegou de uma área onde o contágio por coronavírus estava em crescimento.

Cerca de uma semana depois, já no dia 31 de março, o casal passou a apresentar sintomas de coronavírus. Então, ligaram para a filha e ela os levou para o Hospital São Luiz, também em Cáceres.

De acordo com a advogada da família, o idoso permaneceu no hospital até essa quarta-feira, quando faleceu. A esposa dele segue internada no hospital e está estável, segundo a nota.

A família aproveitou para negar as informações falsas de que o casal teria voltado de ônibus intermunicipal para Cáceres, colocando outras pessoas em risco, portanto.

"O momento é de muita dor para toda a família, e o ato de divulgar essas notícias falsas é uma atitude, além de desrespeitosa, sem qualquer empatia com o momento tão crítico que a família vem passando", finalizou.

Após a confirmação da família, a morte do idoso por Covid-19 foi oficializada pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso na manhã desta quinta-feira (9).

Segundo as últimas atualizações, divulgadas nessa quarta-feira, o município de Cáceres tinha dois pacientes com o diagnóstico de Covid-19 confirmado. A suspeita é de que 25 pessoas também estejam contaminadas.

Outras mortes

Além da morte do cacerense, há ainda outras duas, informadas também nessa quarta-feira, que aguardam confirmação de diagnóstico. Um deles, também um idoso, morava em Rondonópolis (212 km de Cuiabá) e tinha 75 anos. Ele também chegou de viagem de São Paulo, no dia 4 de abril, depois de tratar de um câncer. 

A segunda morte foi registrada em Querência (980 km de Cuiabá), de um homem de 44 anos que era hipertenso. Segundo a secretaria municipal de Saúde, ele já estava sendo monitorado por uma equipe e morreu em Água Boa (750 km de Cuiabá), onde procurou atendimento médico.

Atualizada às 9h
 
 Imprimir