Imprimir

Imprimir Notícia

09/04/2020 às 17:24

MT já soma 108 casos confirmados e duas mortes por coronavírus

Alline Marques

Mato Grosso já soma 108 casos confirmados de coronavírus com 14 pacientes internados, sete em Unidades de Terapia Intensiva e outros sete em enfermarias. Até o momento, duas mortes foram confirmadas, com isso a taxa de mortalidade no estado é de 1,9%. Onze pacientes já estão recuperados, o que eleva a taxa de cura para 10,2%. Os dados são do boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgados nesta quinta-feira (10).
 
O estado tem ainda 462 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). As mortes ocorreram nos municípios de Lucas do Rio Verde, um homem de 54 anos que tinha doenças crônicas, e a segunda vítima foi em Cáceres, um idoso de 82 anos que estava no grupo de risco e em tratamento contra o câncer. 

Cuiabá segue como a cidade com o maior número de casos até o momento e soma 58 casos, seguida de Sinop (11), Rondonópolis (11), Várzea Grande (6), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (2), Cáceres (2). Nos municípios de União do Sul, Primavera do Leste, Nova Mutum, Nova Monte Verde, Lucas do Rio Verde, Lambari D’OEste, Canarana, Campo Novo do Parecis, Aripuanã e Alta Floresta têm um caso até o momento confirmado. 

Além de outros três casos confirmados de Covid-19 em pacientes que estão em cidades de Mato Grosso, mas residem em outros estados do país. Um caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis; o paciente mora em Sonora, Mato Grosso do Sul. O outro caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães; o paciente reside em São Paulo, capital, e o terceiro caso foi registrado em Pontes e Lacerda, porém, não foi informado onde o paciente mora. 

A média de idade dos pacientes é de 44,8 anos, a maior parte inclusive está entre 36 e 55 anos. Além disso, 60% dos pacientes são do sexo feminino e 40% do masculino. A curva de casos de SRAG hospitalizados em Mato Grosso teve um crescimento elevado nas últimas três semanas. No entanto, nem todos foram confirmados como a Covid-19. 

O boletim traz ainda informações de municípios que já caracterizam a transmissão comunitária, ou seja, que não se pode determinar a origem do contágio. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis. Já nas cidades de Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e São José dos Quatro Marcos são classificadas como transmissão local.
A secretaria informou ainda que todos os hospitalizados de SRAG estão sendo monitorados diariamente em cada unidade hospitalar do Estado, com a finalidade de identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19.

Com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, a SES MT passa a emitir boletim de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a qual inclui a COVID-19 bem como outros tipos de Influenza. Para identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19 e os casos hospitalizados de SRAG são monitorados de forma diária em cada unidade hospitalar do Estado.

Cenário nacional

Nesta quinta-feira, o Governo Federal confirmou 17.857 casos de Covid-19 no Brasil e 941 óbitos oriundos da doença. 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

 

O governo do estado criou também uma central de atendimento Covid-19. Tire suas dúvidas pelo 0800 647 1223, todos os dias das 7h às 19h.
 
 Imprimir