Imprimir

Imprimir Notícia

15/04/2020 às 08:15

Pecuária mato-grossense deve gerar R$ 15,8 bilhões em 2020

Edyeverson Hilario

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) atualizou a sua estimativa do Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária do Estado. Segundo o novo levantamento, a bovinocultura deve gerar R$15,8 bilhões de faturamento bruto da atividade "dentro da porteira", no decorrer do ano.
 
De acordo com a projeção, a pecuária representará 22,9% do VBP total, tendo a bovinocultura de corte como a principal responsável por esse cenário, com uma participação de 18,1%. Atuação 8,5% superior à estimativa de 2019.
 
O Instituto justifica que essa “conjuntura é resultado das perspectivas da menor oferta de animais para abate, configurada pela atual fase do ciclo pecuário, somada aos impactos da Covid-19, e, por outro lado, pela demanda do mercado externo, sobretudo chinês, que tende a sustentar as cotações do mercado doméstico”.
 
Para o Imea, esse valor demonstra o quanto o setor contribui de forma monetária para o Estado. “Este aumento significa que, mesmo diante da atual crise, a pecuária de corte conseguirá, até então, ampliar a sua participação no desenvolvimento do agronegócio mato-grossense.
 
 
 Imprimir