Imprimir

Imprimir Notícia

14/04/2020 às 19:39 | Atualizada: 14/04/2020 às 21:45

​Falta de transparência do governo

Leiagora

É claro que o assunto do momento é o coronavírus, no entanto, muitas outras doenças continuam existindo e matando pessoas no estado, dentre elas, a dengue, zika, chikungunya, além da Influenza A, que tem sintomas semelhantes à Covid-19. No entanto, os boletins epidemiológicos não ficam mais disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde como era comum até o ano de 2018. Agora é preciso solicitar por email, uma informação que é pública, e ainda assim quando enviado os dados são com meses de atrasos. 

De acordo com o boletim nacional, Mato Grosso está entre os cinco estados com maior incidência de casos de dengue, classificado como risco A, e pelo menos cinco mortes já foram confirmadas e outras ainda aguardam a conclusão dos exames. Já os dados da H1N1, o último boletim repassado é de final de fevereiro e a Secretaria de Estado de Saúde informou que dispõe no momento de dados de série histórica de Influenza em Mato Grosso no período de 2017 até as semanas de 1 a 9 do ano de 2020 (até fevereiro), sendo os dados deste ano ainda parciais e com registros somente de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sem registros de dados dos vírus da Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B). 

Deste jeito fica difícil levar informações para a população sobre a real situação do sistema de saúde, além disso, porque esconder esses números? Se não tem o que esconder, é só respeitar a lei da transparência. 
 
 Imprimir