Imprimir

Imprimir Notícia

24/04/2020 às 07:19 | Atualizada: 24/04/2020 às 07:19

Levantamento aponta que alta do dólar favorece exportações da soja de MT

Edyeverson Hilario

A primeira estimativa de oferta e demanda da soja estadual, realizada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indica que as exportações da safra 18/19 alcançaram volume recorde neste ano. Tendência que deve continuar na lavoura seguinte, já que as expectativas são otimistas no que diz respeito a comercialização da safra 19/20.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações mato-grossense alcançaram volume recorde, somando 20,3 milhões de toneladas neste ano.

Já em relação a atual temporada 19/20, a oferta estadual poderá atingir 34,1 milhões de toneladas. Se confirmada, o crescimento será de 4,5% em relação ao ano passado. Volume que demonstra os bons níveis de produtividade nos trabalhos do campo em grande parte das lavouras.

No ponto de vista de mercado, as expectativas também são otimistas, “visto que a China segue mantendo as suas compras aquecidas, principalmente por causa do real enfraquecido, que favorece a competitividade do grão brasileiro em nível mundial”, informa o Imea.

Por último, Instituto destaca a previsão de aumento do esmagamento de soja no estado, influenciada pelos bons preços dos subprodutos. Nessa quinta-feira (23), o dólar fechou em R$ 5,52 batendo mais um recorde nominal de cotação (sem considerar a inflação). 
 
 Imprimir