Imprimir

Imprimir Notícia

03/05/2020 às 10:00

Está na hora do Brasil respeitar Mato Grosso, afirma Fávaro sobre atrasos no FEX

Alline Marques

Mato Grosso vai para o terceiro ano sem receber os recursos referente ao Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) e a dívida já é de quase R$ 1,5 bilhão. O recém-empossado Carlos Fávaro (PSD), que mesmo antes de assumir já acompanhava o debate, engrossou o tom e disse que está na hora de o governo Federal respeitar o estado.
 
"Está na hora do Brasil respetar Mato Grosso que faz muito pelo Brasil, gera emprego e renda, gera dividendo na balança comercial com toda a exportação e vendendocommodities e é hora de reconhecer e pagar as compensações", afirmou. 

Questionado sobre o que pode fazer agora como senador, Fávaro lembrou que este é um debate antigo que precisa ser regulamentado e para ele a saída é uma reforma tributária, para dar seguraça jurídica aos estados.

No entanto, alertou que quando estava como representante de Mato Grosso em Brasília, ouviu da equipe do Ministério da Economia, e do próprio ministro, Paulo Guedes, que são contrário à Lei Kandir e favoráveis à tributação das exportações pelos próprios estados. Porém, Fávaro disse que nenhum país tributa exportações e não seria o modelo ideal para o estado. "Porque exportar ICMS é perder competitividade, nenhum país exporta imposto, precisa de uma reforma para ter estabilidade", finalizou. 

Fávaro foi o terceiro colocado na última eleição e assumiu, recentemente, na vaga de Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico pela Justiça Eleitoral.    
 
 Imprimir