Imprimir

Imprimir Notícia

03/05/2020 às 08:00

Botelho diz que não vai prorrogar disputa da Mesa Diretora e promete eleição no primeiro semestre

Alline Marques

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), acredita que a eleição da Mesa Diretora ocorra ainda no primeiro semestre. A antecipação foi aprovada em março, mas a data ainda não foi definida. Porém, o parlamentar já fala em fazer uma votação entre 19 e 20 de junho. 

Os deputado mudaram a data devido à gravidez da deputada Janaina Riva (MDB), que já adiantou que pretende fazer parte da próxima composição da Mesa, mas estaria no período de licença maternidade em setembro, quando regimentalmente ocorre a votação para escolher os novos membros. 

Em entrevista ao Playagora , o deputado informou trabalhar com a data máxima de 10 de julho, mas é mais provável que ocorra ainda em junho, no primeiro semestre. "Não vamos prorrogar muito a discussão, ainda no primeiro semestre terá a eleição".

Ao que tudo indica, Botelho deve disputar a presidência mais uma vez, fazendo uma dobradinha com Janaina Riva na Primeira Secretaria. Hoje ela ocupada a vice-presidência. Ainda não se falou em outros nomes e não apareceu um grupo de oposição dentro do parlamento para composição de uma nova chapa. 

Inclusive, historicamente, a Assembleia Legislativa não tem uma disputa direta há cerca de 30 anos, sendo 20 destes, tendo o pai de Janaina, o ex-deputado José Riva, na liderança desse processo. A última disputa mais acirrada foi justamente quando ele deixou a Assembleia, e Guilherme Maluf disputou a presidência. O ex-deputado Zeca Viana chegou até formar uma chapa com Mauro Savi, mas recuaram no dia da votação, tendo mais uma vez uma disputa com chapa única na AL.  
 
 Imprimir