Imprimir

Imprimir Notícia

04/05/2020 às 11:43 | Atualizada: 04/05/2020 às 11:45

Janaina evita desgaste político e espera data para debater composição da Mesa Diretora

Kamila Arruda

As articulações em torno da eleição da Mesa Diretora só serão retomadas após o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM) definir a data do pleito. A informação é da deputada estadual Janaína Riva (MDB), que afirma que esse foi um acordo firmado entre os 24 parlamentares da Casa de Leis.

De acordo com ela, a intenção é evitar desgaste político sem necessidade. A emedebista, entretanto, mantém a sua vontade em disputar o cargo de primeira-secretária na chapa encabeçada por Botelho, que deverá buscar a reeleição.

“Quero disputar a primeira secretaria com botelho de presidente e estou trabalhando pra isso. Combinamos entre nós de esperar a decisão de quando vai ser a eleição, e se movimentar durante esse período, mas ainda não tem data certa. Então, acredito que a coisa comece a esquentar mesmo, a hora que o Botelho publicar quando vai ser a eleição", informou.


Para ela, não tem sentido afunilar discussões sem que tenha uma data confirmada. O objetivo é evitar o desgaste político. Em entrevista ao Playagora, Botelho informou que a data mais provável seja entre 19 ou 20 de junho, e que não deve prorrogar muito o debate, prevendo que ocorra neste primeiro semestre. 

O atual ocupante do cargo, deputado estadual Max Russi (PSB), também não esconde o seu desejo de permanecer no posto. Janaína, entretanto, acredita que conseguirá fazer uma composição com ele, para que ele ocupe outro cargo.

“Não acredito que terá resistência. É natural que tenha discussão pelo espaço, isso é normal, ninguém quer perder espaço, mas eu acredito que ele pode me apoiar e pode ocupar outro cargo na mesa. Podemos fazer uma construção com ele, mas não acredito que vai ter essa rixa, essa briga”, afirma.

Originalmente, o pleito ocorreria em setembro deste ano. No entanto, os parlamentares aprovaram uma Proposta de Emenda à Constituição que garantiu a antecipação do pleito a pedido da própria deputada, que está gestante e estaria em licença-maternidade na data da disputa. 
 
 Imprimir