Imprimir

Imprimir Notícia

13/05/2020 às 14:12 | Atualizada: 13/05/2020 às 14:26

Moção polêmica na Assembleia

Leiagora

Causou polêmica na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) moção de aplausos apresentada pelo deputado Xuxu Dal’Molin (PSC) à gigante empresa do ramo alimentício JBS. O ato de “reconhecimento” foi proposto pelo parlamentar em razão de uma doação feita pela empresa para a construção de leitos hospitalares no norte do Estado.

Ocorre que não repercutiu bem entre os deputados a proposta. Wilson Santos (PSDB) foi o primeiro a se opor e pediu que Xuxu retirasse a moção, considerando o histórico de corrupção já declarado pela empresa e o pedido não era bom para a AL em nenhuma das vias: se aprovasse a moção, aplaudiu uma empresa corrupção; se não aprovasse, geraria desgaste com a empresa.

Xuxu se negou a tirar a moção e chegou a cutucar Wilson, alegando que, se fosse fazer um resgate histórico, nem mesmo alguns deputados da casa sairiam limpos. Já a deputada Janaina Riva (MDB) e o deputado Paulo Araújo (Progressistas) consideraram que a moção é um incentivo para que empresas privadas invistam mais em Mato Grosso. 

A moção foi aprovada por 11 votos a 10, sendo que o voto de minerva foi o do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM). O parlamentar chegou a dizer que esse era seu primeiro voto de desempate, e, “já que é pela saúde”, aprovou. Depois, emendou: “Depois a gente vota uma de pesar pelas outras ações de [corrupção]”.
 
 Imprimir