Imprimir

Imprimir Notícia

14/05/2020 às 14:12 | Atualizada: 14/05/2020 às 14:42

MPF abre procedimento para acompanhar propostas para reestruturação do VLT de Cuiabá

Camilla Zeni

A procuradora da República Denise Nunes Slhessarenko abriu um procedimento no Ministério Público Federal para acompanhar as propostas e definições de reestruturação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande.

No documento, assinado nesta quinta-feira (14), a procuradora lembra que, em 2019, foi criado um grupo de trabalho na Secretaria Nacional de Mobilidade, em Brasília, para estudar alternativas a serem aplicadas no modal em Cuiabá.

Na Capital mato-grossense, o VLT começou a ser implantado em 2012 e foi projetado para ser entregue em 2014, como parte das obras de mobilidade para a Copa do Mundo. No entanto, até 2014, menos de 40% da obra foi executada, ainda que mais de R$ 1,066 bilhão tenha sido investido. Desde então, a obra nunca foi retomada.

Em 2018, as discussões sobre o VLT voltaram a se acalorar com as eleições para governo, quando Mauro Mendes (DEM) prometeu uma solução para o modal em até um ano. Vencendo a eleição, Mauro não cumpriu com o que combinou com a população.

No entanto, até o momento nenhuma definição foi feita sobre o assunto. Um estudo deveria ter sido entregue em março, analisando a viabilidade da retomada da obra. Contudo, devido a pandemia do novo coronavírus, as discussões pararam.

Segundo a procuradora, em dezembro de 2019 a Prefeitura de Cuiabá firmou um novo contrato de concessão dos serviços de transporte coletivo e isso poderia impactar na decisão de reestruturação do VLT no município. 

Por isso, justifica ela, há a necessidade do Ministério Público Federal acompanhar o andamento das ações do grupo de trabalho, com o objetivo de promover a efetiva implantação do modal. 
 
 Imprimir