Imprimir

Imprimir Notícia

17/05/2020 às 18:15 | Atualizada: 17/05/2020 às 18:15

Paulo Araújo deve ficar de vice-presidente na chapa de Botelho para Mesa Diretora

Kamila Arruda

As articulações para eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, marcada para o próximo dia 10, parecem estar afunilando. Ao que parece, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), atual presidente da Casa de Leis, tem seu nome consolidado entre os pares para permanecer à frente do Legislativo.

Enquanto a principal disputa é pelo cargo de primeiro secretário, o democrata já vem trabalhando na composição dos demais cargos da chapa. Nos bastidores, a conversa é que grande parte dos integrantes da atual Mesa Diretora devam continuar, mas em postos diferentes, como é o caso do deputado estadual Paulo Araújo (Progressista).

O parlamentar está sendo cotado para ocupar a vaga de vice-presidente na chapa encabeçada por Botelho. Atualmente, ele ocupa o cargo de 4º secretário do Parlamento Estadual. O progressista já seria um nome pacificado entre os parlamentares, apesar de estar em seu primeiro mandato de deputado.

O emabte, entretanto, continua sendo o cargo de primeiro-secretário. A vaga está sendo disputada pelos deputados estaduais Janaína Riva (MDB), primeira vice-presidente, e Max Russi (PSB), atual ocupante da vaga.

Na queda-de-braço, a emedebista parece estar levando vantagem com o apoio de 10 parlamentares. Max, entretanto, não desiste e tenta cooptar apoio para o seu projeto. O cargo é disputado por ser o ordenador de despesa da Casa. 

Originalmente, a eleição para escolha da nova Mesa Diretora do Parlamento Estadual, que comandará a Casa de Leis pelo biênio de 2020/2021, ocorreria na primeira semana de setembro. Porém, excepcionalmente, o pleito foi adiantado este a pedido da deputada Janaína, que está gestante e dará a luz em agosto.

Os parlamentares membros da Mesa também possuem mais vantagens que os demais deputados, por isso, a disputa para composição. 

 
 
 Imprimir