Imprimir

Imprimir Notícia

17/05/2020 às 09:08 | Atualizada: 17/05/2020 às 09:12

MT tem 99 profissionais de enfermagem com suspeita de coronavírus, diz relatório

Camilla Zeni

Levantamento do Observatório da Enfermagem apontou que 99 profissionais da enfermagem em Mato Grosso registraram suspeita de infecção por coronavírus. Desses, apenas um estaria internado. Já o número de profissionais com o diagnóstico confirmado é de 24 pacientes.

Os dados foram atualizados nessa sexta-feira (15) e disponibilizados em uma plataforma criada em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem. Eles são alimentados por meio de um formulário disponibilizado pela entidade.

Segundo as informações, em Mato Grosso são, no total, 126 pessoas incluídas no quadro de acompanhamento em razão do coronavírus. Uma delas, porém, já faleceu. Trata-se de Athaide Celestino da Silva, de 63 anos. Ele atuava há 37 anos na terceira unidade do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) do complexo Adauto Botelho. 

O enfermeiro ficou mais de 30 dias internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e, após quadros de melhoras, teve uma complicação e faleceu no dia 2 de maio. A morte do profissional abalou os colegas de trabalho.

Suspeitas 
Segundo o relatório, Mato Grosso é o estado com maior suspeita de contágio por coronavírus em profissionais da enfermagem: são 99, frente aos 68 casos em Goiás, 23 no Distrito Federal e 12 no Mato Grosso do Sul. 

Já quando se compara o número de profissionais que estão em quarentena, o ranking continua liderado por MT, que registra 98 casos. Goiás segue em segundo, com 63 casos. Depois aparece o DF, com 22 casos e 12 no MS. 

Em relação a profissionais internados com suspeitas de covid-19 (causada pelo novo coronavírus), Goiás passa na frente, registrando 3 casos. Mato Grosso e o DF registram apenas um. 


Casos de profissionais da enfermagem em quarentena devido a covid-19

Confirmados 
A plataforma também apresenta casos confirmados de coronavírus nos profissionais. Eles também colocam Goiás na primeira posição. Lá são 48 profissionais infectados, enquanto no DF há 26, em Mato Grosso 24 e no Mato Grosso do Sul são 4.

Em relação a casos de internação. Segundo o portal apenas Mato Grosso e Goiás possuem profissionais como paciente em hospitais. Nos dois estados o número de infectados é de dois casos.

Casos confirmados de coronavírus em profissionais em quarentena são apontados da seguinte forma: GO - 45 / DF - 24 / MT - 21 / MS - 4.


Já quanto a mortes, DF tem dois casos, Goiás tem um, assim como Mato Grosso. Mato Grosso do Sul não tem casos, segundo o observatório.
 
 Imprimir