Imprimir

Imprimir Notícia

16/05/2020 às 08:56 | Atualizada: 16/05/2020 às 08:56

Conselheira aponta 'desleixo' na saúde, mas vota pela aprovação das contas de Pinheiro

Kamila Arruda

Um pedido de vistas do conselheiro interino Isaias Lopes da Cunha adiou a votação das contas anuais do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), referente ao ano de 2018 no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Apesar de alguns apontamentos, a relatora do processo, conselheira interina Jaqueline Jacobsen, se posicionou no sentido de aprovar o balancete. O julgamento ocorreu na quinta-feira (14).

O voto dela foi acompanhado pelos conselheiros interinos Luiz Henrique Lima, e João Batista de Camargo. Já os conselheiros Guilherme Maluf e Moisés Maciel optaram por aguardar o voto vistas para se posicionar quanto ao processo.

As principais críticas da conselheira em seu voto foram com relação à área da saúde. Jacobsen, dentre outras coisas, citou a gestão "conturbada" do médico Huark Douglas Correa à frente da Secretaria Municipal de Saúde.

Huark foi exonerado do cargo em dezembro de 2018 após ter sido preso durante Operação Sangria, deflagrada pela Delegacia Fazendária para apurar a existência de suposta  organização criminosa que montou um esquema para monopolizar a saúde em Mato Grosso.

A conselheira chegou até a dizer que houve desleixo por parte do ex-secretário na condução da pasta, uma vez que, além de apresentar um declínio de 23% dos investimentos na área em relação ao ano de 2017, a Corte de Contas recebeu uma série de denúncias referentes à gestão de Huark, o qual teve suas contas de gestão de 2018 julgadas irregulares pelo Tribunal.

"Neste ano o Tribunal julgou vários processos afetos a Secretaria de Saúde de Cuiabá que demonstraram um certo “desleixo” com a saúde pública. Foram 18 denúncias, 8 representações de natureza externa, 7  representações de natureza interna, somente na gestão do senhor Huark Douglas Correia", completou.

O processo deve retornar à pauta de votação ma próxima semana com a apresentação do voto vista por parte do conselheiro Isaias.
 
 Imprimir