Imprimir

Imprimir Notícia

18/05/2020 às 08:45 | Atualizada: 18/05/2020 às 09:11

Justiça coloca em liberdade suspeito de furtar avião de aeroporto em Matupá

Camilla Zeni

O juiz Evandro Juarez Rodrigues, em substituição na Comarca de Matupá (695 km de Cuiabá), negou pedido da Polícia Judiciária Civil para converter em preventiva a prisão do suspeito. Piloto de avião, ele é suspeito de ter participado do furto de uma aeronave do aeroporto da cidade.

Na decisão, o magistrado cita que ele tem residência fixa, não possui antecedentes criminais e que não há indícios de que ele tenha intenção de fugir. 

"Sendo assim, entende-se neste momento preliminar, que não deve ser convertido o decreto prisional temporário em preventivo, tendo em vista que não resta demonstrada a efetiva necessidade da segregação cautelar, nem a real ameaça à ordem pública ou econômica, nem o risco para a regular instrução criminal ou o perigo de ver frustrada a aplicação da lei penal", consta da decisão.

A defesa do piloto também tinha pedido a revogação da prisão temporária, mas a requisição foi prejudicada porque o juiz já tinha decidido soltá-lo. A decisão é da noite de sexta-feira (15).

À reportagem, o advogado do suspeito, Silvio Eduardo Polidorio, destacou que "quando a investigação é conduzida sem seguir à risca os preceitos e garantias constitucionais, somados ao trabalho atencioso desenvolvido pela defesa, fica fácil demonstrar ao Poder Judiciário que o procedimento investigatório não passa de mais uma simples investigação de furto, e não o verdadeiro circo e show que as autoridade policiais tentam criar".

O crime
O furto da aeronave, uma Cessna Aircraft 182, aconteceu no dia 21 de abril, no aeroporto rural de Matupá. O avião estava próximo a um escritório e o furto só foi percebido depois que descobriram furto de combustíveis, em razão de algumas mangueiras cortadas.

Segundo as investigações, o crime teve participação de outros suspeitos, incluindo outro piloto. Para praticar o furto, os criminosos cortaram o cadeado que segurava as hélices do avião.

A aeronave só foi localizada dias depois, quando destroços foram encontrados em uma área de mata de menos de cinco mil hectares. O terreno fica entre os municípios de Terra Nova do Norte e Nova Guarita.

Leia também
Segundo piloto envolvido em furto de aeronave em Matupá é preso
Piloto de avião é preso por furtar aeronave em Matupá
 
 
 Imprimir