Imprimir

Imprimir Notícia

18/05/2020 às 12:40 | Atualizada: 18/05/2020 às 14:17

Raio-x: óbitos por covid-19 em MT aumentaram 42% em apenas uma semana

Camilla Zeni

Mato Grosso viu, na última semana, crescer exponencialmente o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus ao longo da última semana. Nesse cenário também aumentou, de forma drástica, o número de casos fatais da doença. 

Somente em uma semana Mato Grosso viu saltar de 19 para 27 os mortos com covid-19 (doença causada pelo novo vírus). Os dados, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de segunda-feira (11 de maio) a domingo (17), apontam um crescimento de 42% nos casos fatais em um intervalo de apenas sete dias. 

Os dados não consideram, portanto, a 28ª morte por covid-19 anunciada na manhã desta segunda-feira (18)

Raio X
Conforme os documentos do governo, a última semana foi responsável por 65% dos novos casos de infecção confirmados no Estado. Nesse intervalo de tempo, segundo a SES, os casos saltaram de 545 para 901. 

O período em que Mato Grosso mais confirmou infecção pelo vírus, segundo os relatórios do governo, foi da tarde de terça-feira (12) para a tarde de quarta-feira (13). Em 24 horas, foram 69 diagnósticos positivos da doença. O menor registro foi no fim de semana, considerando que de sábado (16) para domingo (17) foram 44 novos casos confirmados. 

É importante destacar, contudo, que os registros não significam que houve esse número de infecção em determinado dia, mas correspondem a data em que saiu o diagnóstico da doença. Portanto, apesar de quarta-feira ter registrado o maior número de casos, não é possível afirmar que foi também nesse dia em que mais pessoas se infectaram. 

Outros casos
Pelo relatório da SES também é possível traçar o raio-x da semana em relação a outros quadros do coronavírus. A exemplo, o número de pessoas que entraram em isolamento domiciliar e o número de pacientes internados em cada tipo de leito.

Segundo os dados disponíveis, cresceu em 134% o número de pacientes diagnosticados com covid-19 que entraram em isolamento domiciliar. O número foi de 205 para 481 casos. Esse público representa a parcela da população que foi testada positivo para a doença mas não apresentam complicações que exigem atenção médica.

Já o número de pessoas em unidades de saúde cresceu 37% na última semana, indo de 51 para 70 internados. Desses, 44% estão em enfermarias, necessitando de atenção básica (31 casos), enquanto 56% estão nas Unidades de Terapia Intensiva (39 casos). 

No início da semana, 21 pessoas estavam nas enfermarias, enquanto 30 estavam nas UTIs.
 
 Imprimir