Imprimir

Imprimir Notícia

18/05/2020 às 17:30

Só vai voltar ao normal se a covid-19 estiver totalmente controlada, avisa Emanuel

Camilla Zeni

É grande a pressão sobre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para que bares, restaurantes e shoppings voltem a abrir as portas na Capital. A associação do segmento, Abrasel, defende que os espaços não vão ser proliferadores do novo coronavírus. As declarações, porém, não são suficientes para mudar entendimento do prefeito.

De acordo com o prefeito, o planejamento inicial era que os bares e restaurantes pudessem voltar às atividades a partir do dia 17 de maio, de forma gradativa, assim como outros setores locais. No entanto, a normalidade dos serviços estava condicionada ao número de casos de coronavírus em Cuiabá e a capacidade de atendimento no sistema de Saúde. 

Na última semana, conforme dados do governo do Estado, Cuiabá saltos dos 192 casos confirmados de covid-19 (doença causada pelo vírus) para 274. Os números consideram os casos registrados de 11 a 17 de maio.

No mesmo intervalo de tempo Cuiabá saltou de 72 para 143 o número de pacientes em monitoramento, sendo que, no mesmo período, apenas 11 pessoas se recuperaram da doença.

Ao comentar sobre a possibilidade de liberação dos novos setores, o prefeito considerou os números e lembrou que o pico de infecção por coronavírus ainda está por vir. Por isso ele não deve liberar o retorno de bares e shoppings nos próximos dias.

"Não é uma vontade pessoal minha, nós estamos numa pandemia. É a saúde e a vida das pessoas que estão em jogo. Hoje teve mais um óbito, temos vários casos suspeitos, começo do pico. Final de maio, junho, é o pico da pandemia. A gente precisa ter essa compreensão", disse, em entrevista à rádio Vila Real, na manhã desta segunda-feira (18).

O prefeito garante que as medidas adotadas em Cuiabá tem rendido à Cuiabá o topo do ranking de capitais com menos casos da pandemia, que já atingiu mais de 4 milhões de pessoas pelo mundo. 

"Eu preciso que a população entenda. Não é minha vontade pessoal, é minha responsabilidade como gestor e prefeito de Cuiabá. Só vai voltar ao normal se a covid-19 estiver totalmente controlada. Senão não tem como voltar", garantiu. 

Reabertura
Os bares e restaurantes, assim como os shoppings centers, estão fechados desde 21 de março, quando o governo de Mato Grosso determinou a suspensão de atividades que não eram consideradas essenciais. 

A presidente da Abrasel-MT, Lorena Bezerra, defende que os restaurantes reabram com pelo menos 30% da capacidade de atendimento. Ela garantiu, na semana passada, que os restaurantes não vão agravar a situação, como se especula. 

Lorena também lembrou que os pequenos e médios empresários não vão conseguir se recuperar, caso não reabram as portas em breve. A Abrasel promove uma campanha pedindo a reabertura dos estabelecimentos.
 
 Imprimir