Imprimir

Imprimir Notícia

18/05/2020 às 18:38 | Atualizada: 18/05/2020 às 18:48

Empresários de bares e restaurantes protestam pela reabertura e provocam aglomeração; VÍDEO

Alline Marques

Os empresários e trabalhadores do ramo de bares e restaurantes de Cuiabá realizaram uma carreata na tarde desta segunda-feira (18) pedindo a reabertura dos estabelecimento na capital. A manifestação provocou aglomeração tanto na saída, que ocorreu na Praça 8 de Abril, quanto no encerramento na Praça Alencastro. 

Além disso, os manifestantes tentaram invadir o prédio da Prefeitura de Cuiabá. O protesto teve ainda a participação do vereador Abilio Junior (Podemos), que retornou recentemente para a Câmara de Cuiabá. 

O protesto contou com faixas e caixões. Veículos de restaurante conhecido, como o Lélis Peixaria, também marcaram presença. Numa das faixas os dizeres: "aqui jaz um CNPJ e milhares de CPF's". 

Um funcionário que participava da carreta falou com a equipe do Playagora e defedeu a reabertura dos estabelecimentos. 

"Estamos querendo voltar a trabalhar. Como empregado me sinto triste vendo tantos empregadores passando por momento difícil junto com a gente. Temos que ser solidário porque  o empresário merece ter o sucesso que tem porque gera emprego para a população.  Esta medida do prefeito deixa muitos pais de famílias triste. Tudo se resolve com cautela". 

Outro lado

A prefeitura se manifestou por meio de nota sobre o protesto e informou que tem trabalhado para garantir a retomada dos serviços gradativamente. O município continua avaliando o avanço da doença na cidade para tomar novas decisões com relação à reabertura dos lugares. 

No boletim divulgado nesta segunda-feira, Cuiabá já tem 293 casos confirmados de coronavírus e cinco mortes registradas. 

Confira a íntegra da nota 

Em relação aos pedidos para a reabertura dos comércios, a Prefeitura de Cuiabá informa que:

- O Município compreende a reivindicação das categorias e tem trabalhado para que garantir que a retomada de cada uma das atividades aconteça da forma mais segura possível para os empresários, colaboradores e clientes. 

- Desde o dia 27 de abril, tem colocado em prática um plano estratégico, com o aval técnico e as devidas medidas de biossegurança adotadas. 

- Para os setores que ainda não retornaram, o Município continua avaliando o comportamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, para que a medida seja aplicada no momento certo. 

- Durante esse período, a Prefeitura segue mantendo o diálogo aberto com todos os setores e busca de uma solução em conjunto.  

- Destaca que, por ter adotado medias rígidas desde o inicio, Cuiabá tem conquistados resultados positivos, se comparado com o cenário nacional. 

- No entanto, tais resultados não significam que a cidade voltou a viver uma situação de normalidade. 

- As previsões de especialistas da área destacam que, até o fim de junho, o número de infectados aumente e, diante dessa conjuntura, o Município trabalha para proteger e evitar que a capital mato-grossense entre neste cenário.


 
 
 Imprimir