Imprimir

Imprimir Notícia

20/05/2020 às 17:08

Mendes diz que responsabilidade de testes é dos municípios

Kamila Arruda

Muito criticado nos últimos dias por conta da suposta falta de exames do novo Coronavírus (Covid-19), o governador Mauro Mendes (DEM) afirma que a responsabilidade é dos municípios. Ele afirma que o governo do Estado comprou os testes e aumentou o número de laboratórios conveniados nos últimos dias, mas frisa que todos os municípios do Estado receberam recurso federal para combater a proliferação do vírus.

“Quem faz a atenção primária, quem recepciona os pacientes, são as prefeituras. Então, a entrada na rede é de responsabilidade do município, é a atenção básica e secundaria. Então, se a pessoa chegou com sintomas, o município tem que ter o teste”, disse.

O chefe do Executivo frisa, inclusive, que teve cidades do estado que receberam um valor maior do que o Governo para promover ações de combate à covid-19. Como exemplo, ele cita Cuiabá que recebeu mais de R$ 26 milhões da União.

“Eu não posso responder pelas prefeituras, porque elas receberam testes do Ministério da Saúde e receberam dinheiro. Todos os municípios receberam recursos. Tem prefeito que conseguiu comprar teste. Se esta faltando, não é um problema meu, e a população tem que saber julgar isso”, reclamou Mendes em entrevista à Jovem Pan nessa terça-feira (19).

Mendes afirma que os exames adquiridos pela administração estadual estão sendo utilizados para testar os profissionais da saúde, bem como aquele paciente que é atendido diretamente na rede estadual.

“O estado tem que ter os testes, nós estamos testando nossos profissionais da saúde constantemente por motivo de segurança. Se chega algum paciente, a gente faz o teste no laboratório central. No ultimo levantamento que eu vi, nós tínhamos 45 laboratórios credenciados de acordo com as normas do Ministério da Saúde para fazer esses testes em 15 municípios”, finalizou.
 
 Imprimir