Imprimir

Imprimir Notícia

20/05/2020 às 15:35 | Atualizada: 22/05/2020 às 10:44

Emanuel anuncia estudo de barreiras sanitárias e testagem em massa para Cuiabá

Camilla Zeni

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), revelou que aguarda resultado de um estudo para decidir sobre a implantação de barreiras sanitárias na Capital. Ainda há a possibilidade de que a população seja submetida a testagem em massa para identificar os casos do novo coronavírus.

A informação foi passada pelo prefeito no início da tarde desta quarta-feira (20), após reunião com o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.

Segundo o prefeito, a aplicação de testes em massa é necessária para que a Saúde possa fazer um planejamento eficiente no combate à pandemia, que já matou 32 pessoas em Mato Grosso.

Emanuel defendeu que o governo do Estado repassou a Cuiabá apenas 4,5 mil testes e isso não foi suficiente sequer para testar os profissionais da Saúde.

"Só em Cuiabá hoje tratamos de 78 casos confirmados de covid-19 não residentes, pessoas que moram no interior ou em outros estados do país, então precisamos de um apoio maior para planejar com mais eficiência", disse o prefeito. 

O prefeito ainda revelou que o ministro da Saúde sinalizou de forma positiva para a implantação de barreiras sanitárias e das testagens em Cuiabá. O estudo deve ser apresentado pelo Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus e não há um prazo para que as medidas sejam efetivamente aplicadas.

No mês passado, após a prefeitura de Várzea Grande liberar o retorno das atividades do comércio no município, Emanuel se reuniu com o Comitê e descartou a possibilidade de barreira. Naquela ocasião ele defendeu um diálogo com a prefeita Lucimar Campos (DEM).

Já na semana passada ele não descartou a possibilidade de adotar um fechamento completo da cidade, o chamado “lockdown”, caso haja necessidade. Segundo ele, essas medidas enérgicas dependem do número de casos e do controle da Saúde.
 
 Imprimir