Imprimir

Imprimir Notícia

23/05/2020 às 08:23 | Atualizada: 23/05/2020 às 08:52

MT registra novo recorde em processamento de soja

Edyeverson Hilario

A quebra da safra no sul do Brasil e a valorização dos subprodutos da soja resultaram em um novo recorde no volume do esmagamento da oleaginosa mato-grossense. O volume jamais visto entre os meses de março e abril, foi contrário ao movimento visto em outros estados do país, que sofreram redução na produtividade das indústrias.
 
Os dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), dão conta de que o volume da soja brasileira esmagada em março foi de 3,5 milhões de toneladas. Valor que representa um decréscimo de 8,5%, em relação ao total processado em março de 2019.
 
Por outro lado, em Mato Grosso o processamento do cereal foi superior e recorde na comparação entre os meses de março e abril, deste ano, com o que foi esmagado em 2019.
 
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) explica que o bom desempenho foi impulsionado, principalmente, pela valorização dos subprodutos da soja, que manteve a margem das indústrias acima da média histórica no Estado.
 
Outro fator que contribuiu para o cenário foi o aumento das exportações de farelo de soja nos últimos meses. Aumento beneficiado pela redução da participação da Argentina no mercado mundial. Vale ressaltar que o país vizinho tem grande participação na comercialização do produto.
 
 Imprimir