Imprimir

Imprimir Notícia

25/05/2020 às 08:34 | Atualizada: 25/05/2020 às 08:59

Novo sistema deve atualizar em tempo real casos de Covid-19 em MT

Camilla Zeni

Um sistema integrado com informações sobre o real cenário da pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso deve ser desenvolvido e colocado em funcionamento nas próximas semanas. 

Chamado de "Sicovid-MT", a proposta partiu do deputado estadual Elizeu Nascimento (DC). Na Assembleia Legislativa, ele justificou a necessidade de transparência e disponibilização de dados públicos e de forma acessível.

Na época da propositura do projeto de lei, no dia 23 de março, o Brasil contabilizada 34 mortes em razão do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (25) já são 22.666 óbitos confirmados, segundo a última atualização do Ministério da Saúde.

Leia também - MT tem quatro mortes e 101 novos casos de coronavírus em 24 horas

Aprovada pelos deputados, a lei foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM) na sexta-feira (22), publicada no Diário Oficial. Ele dispôs que o Sicovid deve ser disponibilizado inclusive em formato de aplicativo para celulares.

O sistema, até então inédito no Estado, também deve ter um mapa com a evolução da covid-19 em Mato Grosso e as informações sobre o número de casos suspeitos, casos confirmados e mortes diagnosticadas. A lei determina que os dados sejam publicados em uma página na internet.

Fake news
“Em Mato Grosso o número de casos cresce acentuadamente, e não há, qualquer divulgação oficial por meio do governo do Estado, deixando a população mato-grossense desassistida de informações reais quanto a situação da evolução da Pandemia pelo covid-19”, escreveu o deputado no projeto de lei.

Elizeu Nascimento citou que o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, havia rebatido recentes “fake news”, ou seja, notícias falsas, e pediu que as pessoas não acreditassem em qualquer informação. O deputado citou que era justamente para a população encontrar um meio oficial de dados que o sistema deveria ser criado.

Cenário em MT
Atualmente o governo no Estado divulga as informações por meio de boletins atualizados pela Secretaria de Saúde. O documento é publicado no site oficial do governo todo fim de tarde e tem dados da noite anterior até o fim da tarde do dia da publicação.

Segundo a última atualização do governo, divulgada nesse domingo (24), Mato Grosso tem 1.464 casos confirmados da doença, sendo que 40 mortes foram reconhecidas em razão da doença. Contudo, após a divulgação dos dados, a secretaria de Saúde de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) divulgou mais uma morte confirmada pela doença. Esse óbito ainda não foi reconhecido pelo governo.
 
 Imprimir