Imprimir

Imprimir Notícia

25/05/2020 às 16:32 | Atualizada: 26/05/2020 às 12:13

Gilberto acredita que ano eleitoral impede prefeitos de tomar medidas de combate à Covid-19

Kamila Arruda

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo (DEM), acredita que muitos prefeitos do Estado estão com dificuldades de tomar decisões visando o combate ao novo coronavírus (covid-19) por se tratar de ano eleitoral.

“Parece-me, que, sendo um ano político, que tem eleições municipais, gestores municipais estão encontrando dificuldades para tomar decisão à luz das recomendações sanitárias e também à luz dos pleitos realizados no mundo econômico”, disse o integrante do primeiro escalão estadual.

Figueiredo afirma que o governo do Estado vem orientando os gestores de forma recorrente, e mesmo assim, tem cidades em que as medidas adotadas não estão sendo eficientes para combater a proliferação da doença.

O gestor pontua ainda que o governo já apontou qual deveria ser o comportamento: "isso não é mais segredo para nenhum gestor". Para ele, alguns municípios fazem isso com mais eficiência, e outros estão enxergando isso naturalmente e não estão adotando as medidas necessárias. Apesar das críticas, o secretário não citou exemplos para evitar polemizar com os prefeitos.  

Para ele, a implantação de medidas efetivas de combate são essenciais. “Eu sei que é difícil, não há decisão fácil neste momento de pandemia, e o número de casos, o número de infectados vai estar diretamente relacionado à capacidade que nós tivermos de, gradativamente, ir controlando esse fluxo, ajustando esse fluxo, para, dentro da capacidade que tem o governo para o enfrentamento, em especial, para o atendimento hospitalar”, explicou.

Diante disso, reforçou que o isolamento social continua sendo a forma mais eficaz de combater a doença. “O transporte do coronavírus são as pessoas, a contaminação depende fundamentalmente da distância que uma pessoa está da outra. Os poderes municipais têm que adotar as medidas para que isso seja evitado”, finalizou. 
 
 Imprimir