Imprimir

Imprimir Notícia

27/05/2020 às 15:41

Taxa de isolamento social em Mato Grosso vai de 24% a 58%; estado é o 6º pior no país

Camilla Zeni

Mato Grosso ocupa, nesta quarta-feira (27), a 6ª posição no ranking de piores taxas de isolamento social no país, frente a pandemia do novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do estado, Gilberto Figueiredo, durante audiência pública na Assembleia Legislativa.

Gilberto apresentou uma tabela na qual aponta a taxa isolamento nos municípios do Estado. Segundo ele, embora esteja abaixo do que é considerado ideal para a pandemia, superior a 60%, algumas cidades estão próximas da meta. 

É o caso de Santa Terezinha, localizada no extremo norte do estado. O município em questão, segundo o IBGE, tem cerca de 8.371 pessoas. Por lá a taxa de isolamento é de 58% dos habitantes. 

Contudo, o baixo número de moradores não tem relação com a taxa. Isso porque o município com pior avaliação de isolamento é Lambari D'Oeste, onde a população estimada pelo IBGE não passa de 6.121 pessoas. Segundo Gilberto, apenas 24% desse município está em quarentena.

Em relação às principais cidades, os dados trazem números próximos. Para o secretário, isso se dá porque “uma ponte não é suficiente para separar os municípios”. No caso de Cuiabá, o monitoramento aponta taxa de 38% de isolamento. Em Várzea Grande, por sua vez, o cálculo aponta que 36% do município está em quarentena. 

Nas duas cidades a maioria das atividades econômicas já voltaram a funcionar. Em Cuiabá, contudo, diferentemente do município vizinho, bares, restaurantes e academias ainda não têm autorização para abertura. A expectativa é de que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) libere os setores nessa quinta-feira (28), depois de dois meses com atividades paralisadas.

O secretário também informou que, no início das medidas de prevenção ao coronavírus, quando o governo decretou o fechamento das atividades, Cuiabá apresentava taxa superior a 60% de isolamento.

Cenário nacional
De acordo com o portal Inloco, responsável pelo monitoramento das taxas de isolamento no Brasil, com uma taxa de 38,1%, Mato Grosso apenas apresenta desempenho melhor que os estados Minas Gerais (37,9), Paraná (37,8), Mato Grosso do Sul (37,7), Tocantins (37,2) e Goiás (36,6). Os estados com melhores indicadores são o Amapá (52,2), Acre (47,4), Ceará (46,5), Pernambuco (46,4) e Bahia (45,6).

Estados onde a pandemia do coronavírus está em números alarmantes, São Paulo tem 41% da população em isolamento, enquanto o Rio de Janeiro tem taxa de 44,1%.

Segundo o Ministério da Saúde, com dados atualizados na noite de terça-feira (26), o Brasil tem 391.222 casos confirmados de infecção pelo novo vírus. O número de mortos em decorrência da doença chegou a 24.512.
 
 Imprimir