Imprimir

Imprimir Notícia

28/05/2020 às 17:27

Mendes se irrita com desabilitação de leitos e diz que não dá pra levar Pinheiro a sério

Alline Marques

O governador Mauro Mendes (DEM) demonstrou irritação com a desabilitação de 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por parte da Prefeitura de Cuiabá, que seriam utilizados para a internação de pacientes para a covid-19. Durante cerimônia de lançamento de casas populares, o democrata aproveitou para falar também o governo irá entregar mais 30 leitos novos para a baixada cuiabana, como forma de amenizar a situação. 

Mendes disse ainda que o prefeito Emanuel Pinheiro não pode ser levado a sério. Isto porque teria assinado um documento enviado ao Ministério da Saúde informando iria liberar leitos no Hospital Municipal de Cuiabá, São Beneditos e antigo pronto-socorro para atender pacientes com coronavírus, mas acabou voltando atrás em pelo menos 40 UTI’s. 

“Não dá para levar a sério um prefeito que escreve uma coisa e fala outra, eles escreveram, assinaram e enviaram para o Ministério da Saúde que iria habilitar todos leitos do novo pronto-socorro para covid, todos os hospitais, São Benedito, antigo pronto-socorro, recebeu dinheiro e agora desabilita. Eu desafio ele mostrar o que importa, debate de números de verdade, de trololó. No momento que pessoas estão morrendo ele desabilita 40 leitos”, desabafou Mendes, em entrevista coletiva. 

O chefe do Executivo estadual disse ainda para que a imprensa procure os órgãos responsáveis como os Ministérios Público Estadual e Federal e verifique as informações. Ele informou ainda que a prefeitura encaminhou um documento ao governo informando sobre a desabilitação, e nesta manhã, em conjunto com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, tomaram a decisão de entregar mais 30 leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, para atender a baixada cuiabana. 

O governador disse ainda que espera o relatório da Prefeitura de Cuiabá sobre as medidas adotadas para o combate ao coronavírus e os leitos para a covid-19. Ele lembrou ainda do desafio lançado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, em que propôs ao prefeito mostrar quantos leitos novos ele fez para a capital. 

Outro lado 

A reportagem procurou a assessoria da Prefeitura para comentar o assunto, mas a informação é de que devem se manifestar por meio de nota, porém, até o fechamento da reportagem ainda não havia sido enviada. 
 
 Imprimir