Imprimir

Imprimir Notícia

03/06/2020 às 07:35

Pavimentação da BR-163 potencializa exportações da soja mato-grossense

Edyeverson Hilario

Com a conclusão da pavimentação da BR-163, o Brasil se tornou ainda mais competitivo no mercado internacional da soja. Somado aos preços mais atrativos no mercado mundial, o preço da soja disponível em algumas cidades de Mato Grosso apresentou valorização superior aos 50%, se comparado ao mesmo período de 2019.

O término da obra que demorou mais de 40 anos tornou o país mais competitivo no que se refere ao escoamento do grão e, cidades como Sinop e Sorriso, que estão distantes de Cuiabá a 480km e 397km, respectivamente, receberam mais pela oleaginosa produzida em seu território.

Em Sinop a valorização foi de 55,3% no preço médio disponível durante o mês de maio, se comparado ao mesmo mês do ano passado. Já em Sorriso, o aumento foi de 53,7%, ante a maio de 2019. O crescimento do valor pago pelo cereal evidenciou uma alta maior do que a média geral do estado, que foi de 52%.

“Essas mudanças são reflexo do menor custo para transportar o grão para os portos do arco norte”, justifica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para exemplificar o que ocorreu no último mês, o Imea trouxe os dados do frete de origem em Sorriso e destino a Miritituba (PA), que registrou queda de 10,2% na média de maio de 2020, ante a média para o mesmo período dos últimos cinco anos.
 
 Imprimir